sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SONHOS ADIADOS



Em I Sm 1 conhecemos a história de Ana, mãe do profeta Samuel, que sonhou ter filhos. A Palavra diz que pela vontade do Senhor Ana era estéril; seu sonho era ser mãe, mas seu ventre estava cerrado. Elcana, seu marido, tentava consolá-la, porém, Ana clamava a Deus por um filho, enfrentava as afrontas de sua rival, Penina, que a provocava. Até mesmo o sacerdote Eli quando a viu clamar julgou-a embriagada, Ana realmente enfrentou adversidades quanto ao seu maior sonho.

Mas, a vontade de Deus é sempre determinante. Enquanto Ana queria ter um filho, Deus queria ter Samuel. Entendemos que a esterilidade de Ana não era uma maldição, pois o Senhor havia lhe encerrado a madre. Havia um propósito maior no adiamento dos sonhos de Ana, enquanto ela clamava, Deus gerava Samuel, Seus propósitos eram mais altos, e apontavam para o destino de uma nação.

Há situações em nossa vida, que Deus provoca para nos testar, nos tornar capacitados para realizar não só os nossos propósitos, mas para realizar o Seu propósito mais sublime. Nesse momento é necessário entrega. Entregar nossos sonhos à Deus, confiar na Sua Palavra, e descansar na Sua promessa. Quando Ana entregou seu sonho em clamor ao Senhor, a Palavra diz que “O Senhor se lembrou dela”. Assim, podemos extrair cinco pontos importantes para reflexão:

1 – Somente Deus pode realizar nossos sonhos. Ana compreendeu que só o Senhor poderia realizar seu sonho, entregou-o a Ele e descansou. Quando não buscamos a Deus o tempo da espera pode matar nossos sonhos.

2 – Somos qualificados por Deus para sua realização.
O sonho adiado é para nós um teste. Se vamos ou não realizar ter o que desejamos depende se somos ou não aprovados no teste de Deus.

3 – Para entender que os sonhos de Deus são maiores que os nossos. Enquanto Ana queria um filho, o propósito de Deus era Samuel, o último dos juizes, o maior profeta de Israel, a vontade de Deus é sempre perfeita e Seus planos mais altos que os nossos

4 – Para conhecer o caminho de Deus. Quando vivemos o tempo da espera, aprendemos a valorizar todas as situações. Mesmo o mais ordinário acontecimento passa a ter grande valor, e quando vivemos o extraordinário, o sobrenatural, começamos a compreender que vem de Deus , e que tudo está no Seu controle e não há o que temer. A humildade e o quebrantamento são as conseqüências naturais desse processo.

5 – Para chegarmos ao ponto de entregarmos nossos sonhos à Deus. Ana só pode ter muitos filhos depois que entregou o seu sonho a Deus. Muitos se colocam no centro buscando a realização de seu sonho e não o sonho de Deus. Quando não há a direção de Deus tudo se torna confuso, não há a compreensão e discernimento do tempo correto para que as coisas aconteçam, o resultado é o desespero e a frustração.

Compreender os tempos de Deus é vital para a realização dos nossos sonhos. Todos os homens e mulheres de Deus que tiveram seus sonhos realizados antes tiveram que entregá-los. Como Ana, Abraão entendeu perfeitamente isso depois de 25 anos de espera pelo seu sonho, imediatamente subiu ao Monte Moriá, para imolar Isaque – o riso e o cumprimento de seu sonho.

Devemos suportar as pressões da espera e saber que acima de nosso sofrimento há o consolador, o Espírito Santo de Deus, que é conosco, e nunca nos deixa, não importa quão difícil possa ser o teste do tempo.

Hoje o Senhor quer os teus sonhos, todos, aqueles adiados. Entregue os sonhos ao Senhor e comece a ver os propósitos eternos para sua vida, para esse tempo.


Visite o Site: http://salmo37.wordpress.com/

Visite o Site: http://www.videirasampa.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário