sábado, 26 de maio de 2012

Jesus, expressão do carinho de Deus

As pessoas estão perdendo a capacidade do carinho. Carinho é uma palavra que faz mais sentido no Brasil do que em muitos outros países. Carinho é diferente de carícia. Carinho tem a ver com expressão de amor, de querer bem, de cafuné. Carícia, em linguagem popular, está mais relacionada a sexo ou sensualidade. Carícia pode estar impregnada de carinho numa relação amorosa do casal. Mas é possível fazer carinho ou acariciar sem estar necessariamente num ato sexual. Carinho, até pela expressão diminutiva ao final da palavra, parece remeter a algo mais leve, despretensioso, expressão de amor, de cuidado e de atenção.
"Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós". I Tessalonicenses 2:7.
Essa passagem e a de Lamentações de Jeremias 2:20-22 são as únicas na Bíblia brasileira que incluem a palavra carinho. Isso no caso das traduções mais confiáveis. O sentido de carinho nesses versículos é a relação entre os pais e seus filhos, "aqueles do meu carinho", a quem se dedicam por toda a vida para que possam se tornar autônomos, capazes e felizes. Antigamente as fontes de carinho mais usuais eram encontradas na família. Na escola, na igreja e no trabalho fabril não havia espaço nem tempo abertos ao carinho. Hoje parece que o ritmo e estilo de vida que nos impomos torna mais difícil que a família consiga se acarinhar. A competição, o individualismo e a pressa tornaram a agressividade o sentimento mais comum de ser encontrado. Enquanto isso, a família fica relegada a um plano de muito mais afastamento do que antes.
Eu vejo Jesus como a expressão do carinho de Deus. Um dos sentidos da palavra COMPAIXÃO é o carinho de alguém preocupado com o bem-estar do outro. Jesus se compadecia, geralmente quando olhava alguém ou uma multidão e percebia profundamente sua fome, frio, vazio espiritual ou falta de sentido.
"Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: a seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara". Mateus 9:36-38
Quando Jesus de compadece e manifesta seu carinho, ele se preocupa com a maneira como as pessoas estão perdidas, atarantadas, olhando o tempo passar sem saber onde se encaixam no mundo. Falta um sentido na vida da maioria das pessoas. E a razão de viver que o mundo oferece parece se concentrar exclusivamente no consumo, na posse material e em padrões inalcançáveis e falsos de beleza. Pessoas sem rumo ou no caminho errado tornam a realidade coerente com um projeto de destruição. O carinho de Jesus dá sentido à vida.
"E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho". Mateus 15:32.
Quando Jesus se compadece Ele busca saciar as necessidades materiais das pessoas: fome, sede, exposição aos elementos – frio, chuva, calor etc – que ameaçam a sobrevivência ou a dignidade humana. Quem vive confortavelmente às vezes não se dá conta que na esquina de sua casa ou bem próximo está alguém que se encontra sem as mínimas condições de vida. Gente que se sente tratada como animal ou pior. O carinho de Jesus resgata as pessoas da miséria.
"Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos". Mateus 14:14.
A sociedade moderna é pródiga em novas e velhas doenças. Além das doenças já conhecidas começam a surgir distúrbios psicossomáticos variados, derivados de uma situação de profunda instabilidade e insegurança que as pessoas vivem. As pessoas começam a morrer ou a ficarem doentes graças ao padrão de vida imposto, que promove solidão e deslocamento da realidade. Em Cristo a vida se fundamenta numa base sólida, segura e real. O carinho de Jesus cura, como nos mostra Mateus 17:14-21, quando um pai roga por seu filho endemoninhando.
"Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe". Lucas 7:12-15.
Uma viúva à época de Jesus era alguém que dependeria de seus filhos ou da caridade. Uma viúva sem filhos era destinada, na maioria das vezes, a esmolar e a viver na miséria. O olhar carinhoso de Jesus se importa com o sofrimento alheio, não se assemelha em nada ao olhar de indiferença que parece predominar no mundo moderno. As pessoas não se emocionam mais com a miséria, o sofrimento e o choro do outro. Predomina a mentira que afirma ser miserável e sofredor quem merece ou deu azar. Quem não se importa não demonstra carinho, no máximo faz arremedos de carícias. Jesus restitui vida a quem está morto, resgata do vazio para levar á convivência. O carinho de Jesus cura. O carinho de Jesus é solidário e consola. Creio sinceramente que precisamos oferecer mais carinho, como Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário