sábado, 26 de maio de 2012

Chuva Serôdia, Deus sobre nós

"Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo". Zacarias 10:1.
Algo que as pessoas estão com profunda dificuldade de compreender e administrar atualmente é o TEMPO. A pressa parece que se tornou uma característica universal. A sensação de quem mora num centro urbano é que o tempo se tornou uma espécie de inimigo. Estamos sempre correndo atrás do urgente e deixando as coisas importantes sem serem tocadas. Daí, a culpa e o arrependimento.
O volume de informação que nos é impingido pela mídia em geral chega às raias do absurdo. Tudo é agora, imediato, precisa ser obrigatoriamente sabido e não há escolha, a não ser aceitar essa voracidade dos fatos, que passam a perder sentido pela pouca profundidade com que são tratados. Vivemos na Sociedade da Informação, onde tudo se digitaliza, impondo novos ritmos no trabalho e alterando relacionamentos, mas o ser humano ainda é essencialmente analógico. Nosso corpo segue os tempos da natureza. Quem fica doente ou acompanha alguém vítima de um acidente em sua recuperação sabe disso.

Uma das expressões mais bonitas da Bíblia sobre como Deus atua junto às pessoas é a chamada CHUVA SERÔDIA. Serôdia quer dizer que vem tarde, fora do tempo, tardio, ao final da estação. É aplicado tanto para a chuva quanto para o fruto que aparece no fim da estação devida.
"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra". Oséias 6:3.
Quem trabalha no campo, com agricultura, sabe que muita chuva, pouca chuva ou chuva fora do tempo pode destruir as plantações. O importante não é somente a chuva, mas a chuva na quantidade e no tempo certo. Aliás, um dos maiores dilemas da humanidade hoje e num futuro próximo se relacionará à escassez de água. A capacidade de o céu produzir chuva parece diminuir à medida que o homem lança mais poluição no ar. Impureza não combina com chuva para alimentar a vida.
"Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. Joel 2:23.
A ação do Espírito Santo sobre a vida dos que o buscam se caracteriza por momentos de muitas chuvas no tempo certo e também pelas chuvas serôdias. Uma das características da chuva serôdia é a suavidade, como ela cai de uma forma mais tranqüila, pouco mais que o orvalho. Isso permite que as plantas e frutos não sejam arrancados de seu lugar e cresçam ainda mais.
"Além disso, retive de vós a chuva, três meses ainda antes da ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre a outra, não; um campo teve chuva, mas o outro, que ficou sem chuva, se secou". Amós 4:7.
Solo sem chuva é solo morto ou, no mínimo, solo adormecido, que não produz fruto. Chão que só recebe chuva torrencial também não produz frutos, pois as sementes não conseguem se fixar e crescer. Para frutificar é preciso contar com chuva no tempo e na quantidade adequada.
Buscar a chuva serôdia é não perder a fé que Deus vai agir, mesmo quando tudo parece indicar o contrário. É saber que, em meio à secura da vida moderna, a presença do Espírito Santo pode ser a diferença que não nos deixa tornarmo-nos iguais aos que nos cercam. É enxergar o mundo ao redor com compaixão e não indiferença. É abrir o coração para que Cristo fale, com todo carinho e amor que Lhe são característicos. É estar sensível à voz de Deus.
A chuva serôdia é alimento da esperança. Que Deus possa ter misericórdia de nós e nos ensine a viver o tempo conforme Ele quer para nós. E que nunca passe ou deixe de vir o tempo certo da chuva serôdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário