sexta-feira, 25 de maio de 2012

A BEIRA DO CAMINHO NÃO É O TEU LUGAR


Lucas 18:35-43
Deus não criou o homem para ser um “esmoler” a beira do caminho.
O QUE PODE COLOCAR UMA PESSOA A BEIRA DO CAMINHO NA VIDA.
Enfermidades “espirituais e emocionais”. Este homem tinha uma enfermidade física que o debilitava também emocionalmente.
Desistência – os que desistem da corrida da fé. Na corrida de São Silvestre que acontece uma vez por ano, os que vão desistindo, vão ficando a beira do caminho.
· Quando o carro quebra ou acaba o combustível – para na beira do caminho. Assim também acontece com muitas pessoas.
Quando a cura deste homem começou?
Ouviu – Perguntou – Clamou: As nossas atitudes diante dos problemas da vida determinam nossa vitória ou derrota. Tudo depende de como você age e reage diante do seu problema.
Quando ele ouviu falar que “Jesus Passava” (Lc 18 : ).
Quais são as lições que podemos aprender com a experiência deste homem:

I) MUITAS OPORTUNIDADES SÃO ÚNICAS.

1. Sucesso é a somatória de Vocação + Preparo + oportunidade + trabalho = sucesso. Quando ele perguntou, lhe informaram que passava por ali Jesus, em outras palavras, “diante dele passava sua grande oportunidade”. (Lc 18:36) A verdade é que a oportunidade sempre passa, porém nem todos levam a sério. É provável que houvesse outros cegos, enfermos na mesma rua, na mesma calçada, porém a Bíblia registra apenas aquele que não deixou passar a “oportunidade”.
Ele não tinha visão, mas tinha tato, paladar, olfato e AUDIÇÃO. As oportunidades são para aqueles que sabem usar o que tem, para buscar aquilo que lhe falta.
Se você quer ser uma pessoa bem sucedida na vida, não brinque com as “oportunidades” que passam por você, por muitas não se repetem.
Ele não deixou para depois. Muitos perdem o que Deus preparou por deixam para o outro dia, o outro mês, o outro ano...
Quem não leva a sério as oportunidades passam, amanhã vai sofrer com a dor do arrependimento. Jacó sabia disso, por esta razão ele agarrou o anjo... (Gn 32:26)

II) PARA ALCANÇAR OBJETIVOS ELEVADOS É PRECISO SUPERAR OBSTÁCULOS (Lc 18: ).

1. Obstáculos internos: Medo de não ser atendido, complexo de inferioridade, pessimismo, será que vai dar certo, conformismo, não sou o único, tem tantos igual a mim etc.
2. Obstáculos externos: Forças espirituais que lutam para nos impedir de alcançar, pessoas que não querem ver nosso triunfo. Você tem um pequeno grupo que torce pelo seu sucesso e um grande grupo de pessoas que torce contra o seu sucesso. Nem todos os que estão perto de você deseja que você vença, triunfe, chegue lá. Isso faz parte da vida.
3. Os campeões sempre superam os obstáculos internos e externos.
4. Ele venceu a si mesmo e aqueles que não queriam a vitória.
5. Tudo o que é muito fácil não tem valor.

III) NÃO IMPORTA ONDE E COMO O HOMEM ESTEJA, DEUS SE IMPORTA COM A SUA VITÓRIA (Lc 18: ).

1. Jesus parou para alguém que vivia à margem da sociedade.
2. Jesus viu a imagem de Deus no homem.
3. Jesus se importou com aquele homem.

IV) A ORAÇÃO DE UM HOMEM DETERMINADO A VENCER PODE TORNAR IMPOSSÍVEL EM POSSIBILIDADE (Lc 18: ).
1. Um clamor de alguém que conhecia quem estava passando por ali: “Jesus, filho de Davi” – um titulo messiânico.
2. Um clamor persistente. Não paro de orar enquanto Deus não parar a fim de me curar. “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate abrir-se-lhe-á”. (`Mt 7:8)
3. Um clamor que revelava certeza absoluta de que Aquele que passava por ali era poderoso o suficiente para fazer o impossível acontecer.

V) QUERER - É O PRIMEIRO PASSO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA (Lc 19: ).

1. Muitos precisam mas não querem.
2. Deus não empurra a porta, ele espera que você abra.
3. Não basta precisar, é necessário “querer”.
4. Por que muitos precisam, mas não querem? Ser curado da cegueira implica em mudanças, e não são todos que desejam assumir responsabilidade. Não são todos que estão dispostos à mudanças radicais na vida. Preferem viver de esmola, do que ir a luta, trabalhar, suar a camisa para sobreviver.

VI) JESUS O CUROU ESPIRITUALMENTE (Lc 18: ).

1. Este homem foi curado, restaurado integralmente. Seu espírito (Salvação) sua alma (ganho senso de valor próprio) e seu corpo (passou a enxergar).
2. Deixou de ser o lixo da sociedade.
3. Ganhou um ideal para o qual viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário