quinta-feira, 22 de março de 2012

A resposta de Deus à sua oração depende de muitos mistérios.

Não tenho todas as respostas do porquê Deus às vezes não responde suas orações; porque Ele responde rápido demais para alguns; porque fica em silêncio quando Ele deveria estar falando; porque não te atende na hora mais que você necessita, mas posso falar sobre como Deus atua e isto pode te ajudar a manter um relacionamento mais íntimo com Ele.
Deus não é como uma caixinha de promessa ou de sorteio que você ganha, o prêmio instantâneo, o caminhão de prêmios. Há muita implicação na questão do relacionamento com Deus que devemos levar em conta. Deus, primeiramente, não preocupa com a reputação Dele perante você ou com quem quer que seja; Ele é Ele (É o que É), esta é a definição Dele. Ele não sai de sua sabedoria para te aliviar momentaneamente ou para te agradar, com medo de não te perder. Em qualquer experiência errada com Deus, nós é que saímos perdendo, jamais ganharemos uma causa com Deus, uma discussão com Ele já nasce perdida. A graça e o amor sempre nos vencerão, como Jeremias disse: “Conquistaste-me Senhor, em uma luta desigual”.
Veja bem: Nós somos maniqueístas, habitamos no âmbito entre o bem e o mal. Nossa mente é duvidosa, ansiosa, preocupada, tem tendências à culpa. Nossa mente é perfeita em relação às outras espécies, Deus soprou em nós o fôlego da vida: Nossa consciência de ser, de existir para um propósito, de elaborar, melhorar e colocar em prática pensamentos: nossa racionalidade. Mas com relação à mente de Deus há uma enorme distância entre a Dele e a nossa. Nossa mente raciocina somente na causa e efeito das coisas. Queremos explicação verbal para todos os mistérios que acontecem conosco. Queremos uma resposta para nossas dúvidas para que fiquemos aliviados. Deus não age assim, Ele espera o silêncio da nossa mente, espera nos acalmarmos para que ela possa captar o que Ele pode te ensinar com aquela situação. O silêncio para nós pode ser dolorido, mas pode ser o que vai nos ensinar. Respostas rápidas não são do feitio de Deus, Ele passeia em lugares mais altos, em colinas mais nobres, em lugares mais seguros. Assim quando pensar na demora de Deus pense também que a mente Dele está enxergando muito além da sua mente e da sua existência.
A escola de Deus: – Quando nos convertemos é como se entrássemos em uma escola de aprendizado espiritual. Temos um livro sensacional que é a Bíblia para seguir nos anos de estudo. A escola tem professores (líderes) e tem Um que anda bem pertinho de você – O Espírito Santo. Existem escalas de aprendizado com Deus, passos a serem tomados que nos desagradarão profundamente durante os anos. Cada ano espiritual – que não acompanha o tempo anual normal – é um tempo que você aprendeu e passou. Alguns cortam caminho para a formatura (se ela existe) ou para passar para outros degraus. Oramos e buscamos algo para nós, mas e se não acontece? Deus é surdo? Sarcástico? Não! Definitivamente não! Há mais a aprender naquele ano, há outros degraus, há mais a consagrar, há mais a entregar: há orgulho, falta de preparo espiritual, imaturidade. Nossa oração pode ser a vontade de Deus, mas nem sempre o tempo de recebê-la pode ser Sua vontade. Tudo tem a hora determinada (Ecles. 3). Muitas vezes, enquanto você pensa na benção do pedido respondido, Deus pensa o quanto a demora te amadureceu, tudo é mistério. O mistério existe no relacionamento com Deus porque Ele sempre estará muito a sua frente. Imagina se relacionar com alguém eternamente se ele não tiver mais nada para te ensinar? Como seria decepcionante se Deus não tivesse nenhum mistério para nós. Seríamos tão óbvios como os filhos de lúcifer, este sim, responde rápido para os seus, porque não tem nada para lhes ensinar, senão para piorá-los.
Assim a relação com Deus é mais importante do que a oração em si. Você chega com o pedido e Deus chega com o ensino. O relacionamento para Ele é mais importante do que fé nas promessas. No relacionamento íntimo com Deus nós crescemos rumo a Ele, e muitas vezes aquele nosso pedido vai perder o sentido, porque amadurecemos e não precisamos mais daquilo: o caminho foi mais importante do que a chegada – este é um grande mistério de Deus.
Não pense você que não me pego chorando e clamando por meus sonhos, mas já entendi que Ele sabe mais do que eu, aquieto minha alma e continuo a sonhar, a gemer pelos meus sonhos, apenas um servo do Rei. Eis-me aqui…
Ainda que a figueira não floresça… (Habacuque).
Paz do Verbo,
Silvério Peres.

Fonte:  http://silverioperes.wordpress.com/2011/07/26/a-resposta-de-deus-a-sua-oracao-depende-de-muitos-misterios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário