sábado, 24 de março de 2012

O Deus que Surpreende com Elton Alcântara(Parte 2)

Boa tarde leitores!

Paz e graça!

Estou aqui para postar a segunda parte da mensagem O Deus que surpreende e tenho certeza que Deus vai agir ao teu favor e surpreender você ainda hoje.

O Nosso Deus é e sempre será o Deus do impossível e da surpresa, pois quando Deus quer agir ninguém pode impedir o seu mover.

Vamos falar de Jacó, pois Deus também o surpreendeu quando foi abençoado grandemente.
Jacó é filho de Isaque com Rebeca e irmão de Esaú, vamos continuar nossa história e conhecer como Deus surpreendeu Jacó, porém quero te fazer uma pergunta, e você está preparado para Deus surpreender você?
Jacó e Esaú já nasceram disputando,pois  Jacó nasceu agarrado ao calcanhar de Esaú.Veja em Gênesis 25:21-28


E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.

E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.

E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.

E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú.

E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.

E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.

E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.

Amados, Deus tem propósitos e sabemos que os planos de Deus não podem serem frustrados , porém muitas vezes ficamos inquietos e nós acabamos frustrando os planos de Deus em nossas vidas e queremos ajudar Deus e designar o que é, ou não, para Deus fazer.
Pare com isso, pois Deus não precisa de ajuda,pois o homem faz os planos, porém a resposta é dos lábios de Deus.
Jacó queria de todas as formas ser o primogênito, e para conseguir foi capaz de fazer coisas erradas e terminou comprando a primogenitura do seu irmão Esaú.
Veja em Gênesis 25:29-34

E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;

E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.

Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.

E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?

Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.


Acompanhado essa passagem vejo que Jacó conseguiu o queria, porém eu tenho a certeza que se Jacó esperasse no Deus dos céus as coisas iriam acontecer e sem brigas,pois Deus não é um Deus de confusão.

Depois que Jacó comprou a primogenitura de Esaú pelo prato de guizado, ele foi além e se passou por Esaú e enganou seu pai Isaque para receber a bênção da primogenitura no lugar do seu irmão Esaú.
Acompanhe o capítulo de Gênesis 27 e se aprofunde em conhecer essa história, porém eu quero me aprofundar nos versículos de 18 até 40 do capítulo 27 de Gênesis.
Veja!

Gênesis 27:18:46


E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?

E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.

Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro.

E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.

Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.

E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o.

E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.

Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu.

E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.

E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou;

Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.

Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.

E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça;

E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma.

E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú.

Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito.

Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.

E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção.

Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?

Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho?

E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.

Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.

E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.

E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.

E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.

Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã,

E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão;

Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia?

E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?

A benção sobre a vida de Jacó fora prometida por Deus, e, certamente, a Palavra do Senhor se cumpriria. Lembremos que Deus, pela sua presciência, sabe tudo de antemão.

Esaú tinha o direito à primogenitura por nascimento, isto implica em ser herdeiro das bênçãos, entretanto, Esaú não valorizou o seu direito de primogenitura e a Bíblia afirma que ele foi impuro e profano.

Alguns estudiosos acabaram descobrindo que Jacó seria o primogênito , pois o último que nascia era o primeiro a ser gerado e sem contar que Jacó era o escolhido de Deus, porém era só esperar no Senhor, mas terminou tomando decisões precipitadas e causando algumas confusões, porém Deus o ajudou e concertou a vida de Jacó, mas isso vamos ver um pouco a frente.

Jacó saiu da casa do seu pai e foi ameaçado por seu irmão  Esaú que ficou com raiva pelo que Jacó tinha feito.

Jacó saiu em caminho a  Padã-Arã em direção a casa de Labão, filho de Beteuel e irmão de Rebeca, porém no caminho Jacó tem um sonho e Deus o surpreende no sonho.
Veja Gênesis 28:12-22


E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;

E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;

E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.

E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;

E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus;

E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.


Jacó despertou do sonho e disse na verdade, o Senhor está nesse lugar e não o sabia.

Jacó teria uma longa jornada pela frente e, na verdade, nem sabia o que iria passar, mas Deus trabalharia em sua vida e disse que estaria com ele e o guardaria por onde quer que ele andasse.
A Bíblia diz que Jacó amou a Raquel e, através de um acordo com Labão, decide trabalhar sete anos para ter Raquel como sua esposa (Gênesis 29.16-20).Labão engana Jacó e no final dos sete anos, reivindicando um costume local, entrega a sua filha mais velha Lia, ao invés de Raquel (Gênesis 29. 23-30).Para ter Raquel, Jacó faz outro acordo trabalhando mais sete anos para Labão.

A Bíblia diz que Jacó amava mais a Raquel do que a Lia, entretanto, Raquel era estéril!

Com Lia, Jacó teve seis filhos e uma filha: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom e Diná; com a concubina de Lia, dois filhos, a saber: Gade e Aser; com a concubina de Raquel, Jacó teve dois filhos: Dã e Naftali, por fim, na casa de Labão, Raquel lhe deu um filho: José. O segundo filho de Jacó com Raquel nasceria somente após o retorno para Canaã e se chamaria Benjamim.

Em ordem de nascimento (contando apenas os filhos homens) temos: Rubén; Simeão; Levi; Judá; Dã; Naftali; Gade; Aser; Issacar; Zebulom; José e Benjamin; doze filhos no total, que dariam origem as doze tribos de Israel.

José , o filho de Raquel, posteriormente seria fundamental para a preservação da nação de Israel. Lembre-se de que Raquel era estéril!

Durante o período em que Jacó trabalhou para Labão, ele prosperou grandemente e  após terminar os outros sete anos ele pede que Labão permita a sua saída, entretanto, seu sogro não estava disposto a deixá-lo sair e eles fazem um acordo (Gênesis 30.25-34). O acordo foi quebrado por Labão várias vezes, mas Jacó continuava prosperando, o que causou inveja por parte dos filhos de Labão. Jacó então decide ir embora e foge do seu sogro enganando o mesmo(Gênesis 31. 1-7,17-21). percebe que seu sogro não era tão amigável como no princípio e Deus o orienta a partir,

Labão persegue a Jacó, mas Deus não permite que este lhe faça mal algum, embora, além de fugir e enganá-lo, tivessem lhe furtado os ídolos, o que causou grande irritação em Labão (Gênesis 31.30). Jacó não sabia que os ídolos haviam sido furtados e permite que Labão os procure, sob pena de morte para quem porventura os tivesse furtado; Labão, porém, não obtém sucesso na busca.  Jacó irou-se com o seu sogro e contendeu com o mesmo, falando-lhe tudo o que sofrera na sua casa; depois ambos entram em acordo e Jacó parte para a terra dos seus pais.

O tempo que Jacó permaneceu na casa de seu sogro foi de 20 anos no total, dos quais: sete trabalhou por Raquel; sete trabalhou para pagar por  Lia e seis trabalhou para o sogro.
Ver Gênesis 31.38,41
 
No capítulo 32 de Gênesis começa a caminhada de retorno para Canaã, após encontrar-se com um exército de anjos, Jacó envia mensageiros para preparar o seu encontro com Esaú; quando ele é informado que seu irmão vinha ao seu encontro com quatrocentos homens, temeu a reação do irmão. Jacó então, busca em oração ao Deus de seus pais (Gênesis 32. 9-12).  Nesta oração podemos ver que o caráter de Jacó já estava mudando após todos os anos de sofrimento que viveu (ver em especial o versículo 10, quando ele afirma não ser digno de tudo o que o Senhor fizera por ele).

O fato mais importante da vida de Jacó ocorre neste capítulo, nos versículos 22 a 32, quando JacóIsrael (“Deus luta”- Douglas, J. D. ; O Novo Dicionário da Bíblia- Ed Vida Nova; “ele luta com Deus”- Harris, R.L.; Archer, Gleason L.; Waltke, Bruce K.; Dicionário Internacional deTeologia do Antigo Testamento- Ed Vida Nova) e é abençoado. luta com um anjo no riacho Jaboque; tem o seu nome mudado para Israel.

Deste momento em diante, a vida de Jacó (Israel) não seria mais a mesma. Obviamente que o prevalecer na luta, não significava que o patriarca havia derrotado a Deus, mas sim que, após este episódio, ele estava pronto e havia sido completamente mudado. Aos olhos de Deus, agora ele havia vencido, satisfazendo as exigências do Senhor. Jacó passou a ser  um homem humilde, submisso e necessitado da benção de Deus, ele reconheceu a sua impotência, e, agora manco, totalmente dependente do Senhor, parte para se encontrar com Esaú.

Israel encontra-se com o seu irmão em Gênesis 33; o mesmo o perdoa e então ele parte para Sucote, de lá vai para Siquém e depois Deus o instrui a ir para Betel (Gn 35.1-3).


Em Betel, onde o Senhor lhe apareceu pela primeira vez, Deus confirma a aliança com Israel e a mudança do seu nome (Gênesis 35. 1-13). Quando parte para Efrata, Raquel morre ao dar a luz ao seu segundo filho, o qual Israel chamou de Benjamim (Gênesis 35.16-19).

Após a morte de Isaque (Gênesis 35. 28,29), Israel vai habitar na região de Hebrom.

Deus separou a Jacó para que a partir dele a nação de Israel fosse formada. Sua escolha não foi por méritos próprios, assim como a nossa, mais foi baseada na graça de Deus. Por causa da sua ajuda e do seu caráter, foi necessário trilhar uma longa jornada até se tornar um homem transformado e apto; da mesma forma, quando tentamos dar uma “ajudinha” para Deus, acabamos complicando as coisas e percorrendo um caminho mais longo. Devemos aprender a esperar o momento do Senhor em nossas vidas e saber confiar nele.


Deus conduziu a vida de Jacó mostrando que estava com ele em todo tempo e, apesar de seus erros, Deus não o rejeitou, embora os erros o levassem a sofrimentos e provações. Após ter a sua vida lapidada e lutar com o anjo, por fim reconheceu que dependia totalmente de Deus.


Finalmente prevaleceu após lutar com o anjo; estava encerrado o processo de transformação da sua vida. Ao ser tocada a sua coxa, sua força foi debilitada, então se agarrou àquele que era mais forte do que ele e poderia abençoá-lo. Jacó reconheceu a natureza daquele que lutara com ele (Gn 32.30). Igualmente, muitas vezes somente reconhecemos que somos impotentes quando cessa todos os nossos recursos e somos fragilizados!


Deus confirmou a promessa feita a Abraão e Isaque e através da descendência de Jacó, a nação seria formada e tomaria posse da terra prometida.


Israel hoje é o nome da nação e do povo escolhido por Deus. Assim como Jacó; a nação de Israel está sendo lapidada; somente quando for tocado e perder o seu apoio, Israel se voltará totalmente para o seu Senhor. Assim como Jacó errou e teve que percorrer uma longa estrada, Israel percorre uma longa estrada por ter se afastado do seu Deus e rejeitado o seu ungido, entretanto, assim como o Senhor não rejeitou a Jacó, ele não rejeitará o seu povo.

O Deus que surpreende sempre cumprirá suas promessas e seus filhos ficarão sempre surpresos pelo grande poder e forma de trabalhar.
No Deus que surpreende terceira parte vamos falar de José que era filho de Jacó e que foi surpreendido por Deus. 
Que Deus te abençoe e surpreenda você ainda hoje!
Paz!

Elton de Alcântara 

Fonte: Seminário de Escatologia - A História de Israel Igreja Semente de Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário