domingo, 18 de março de 2012

O Deus que Surpreende com Elton Alcântara(Parte 1)

Paz Leitores!

Hoje vamos falar nessa mensagem sobre O Deus que surpreende,vamos navegar nas histórias da Bíblia onde Deus surpreendeu seus escolhidos.
Vamos de vários esolhidos que foram surpreendidos por Deus,porém na parte 1 vamos falar de Noé e Abrão.
Amados creio que ao final de mensagem Deus vai surpreender e o Nome do Deus Todo Poderoso será glorificado na sua vida.
Nós que somos cristãos temos a convicção que a última palavra é Deus,temos a certeza que Deus pode nos surpreender a qualquer momento.

O Deus que surpreendeu Noé

Não poderia iniciar essa mensagem sem falar de Noé,ele que era filho de Lamaque e tinha 500 anos e gerou Sem,Cam e Jafé.Veja Gênesis 5:32

32 - E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

Noé era justo e perfeito entre os seus,pois ele andava na presença de Deus.Veja Gênesis 6:9

9 - Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Deus surpreendeu Noé quando o escolheu ele entre milhares de homens para construir a Arca.Isso aconteceu porque a terra estava perdida.
Deus entregou o projeto para Nóe e Ele executou todo o projeto como Deus havia lhe entregado.
Deus escolheu Noé para surpreender todos na terra!Deus sempre vai surpreender que confia no seu poder e anda segundo sua vontade na terra.Veja Gênesis 6:12-22

12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
15 - E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
16 - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
17 - Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
18 - Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19 - E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20 - Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
21 - E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
22 - Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Deus surpreendeu Noé com grande livramento e para aqueles que zombavam dele e falavam que estava louco,tiveram a surpresa de Deus na terra com uma chuva que virou um grande dilúvio,pois foram 40 dias de chuva sobre a terra sem parar.
Depois da grande surpresa de Deus na terra com o grande dilúvio,Deus mandou Noé sair da arca e ele fez um altar e adorou ao Senhor por ter livrado ele e toda sua família daquele dilúvio que destruiu todos os moradores da terra e só escaparam aqueles que estavam na arca.Veja Gênesis 8:15-22

15 - Então falou Deus a Noé dizendo:
16 - Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17 - Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
18 - Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19 - Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20 - E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
21 - E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
22 - Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

Leia também Gênesis 9:1-17 e entenda como Deus abençou no Noé e toda sua família.

O Deus que surpreendeu Abrão

Vamos falar de Abrão e como Deus o surpreendeu quando escolheu para ser pai de uma grande nação.Abrão tinha 75 anos quando Deus falou com ele e lançou uma promessa sobre sua vida que ele seria pai de uma grande nação,porém com sua avançada idade era impossível aos olhos naturais que um homem pudesse ser pai de uma grande nação e além de Abrão ser avançado em idade ainda tinha outros dois problemas para que a promessa não se cumprisse na vida de Abrão sua mulher,Sarai era também avançada em idade e estéril.
Era difícil acreditar,porém Abrão tinha fé no Deus que surpreende e que mesmo quando aos olhos naturais tudo é impossível Deus sempre terá a solução para surpreender os seus escolhidos.
Deus é especialista em fazer surpresas!Leia Gênesis 12:1-4

Abrão questionou Deus sobre suas promessas,porém Deus surpreendeu Abrão com a sua resposta.
Deus falou para Abrão que cumpriria sua promessa e que dele seria gerado um filho herdeiro.
Quando não sabemos esperar no Senhor e nas suas promessas,acabamos atrapalhando os planos de Deus para nossas vidas.
Sarai mulher de Abrão acabou ficando aflita e não soube esperar em Deus e ofereceu a sua serva para coabitar com Abrão e gerar um filho.Veja em Gênesis 16:1-16
1 - ORA Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
2 - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
3 - Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
4 - E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
5 - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
6 - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
7 - E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
8 - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
9 - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 - Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
11 - Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
12 - E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
13 - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
14 - Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
15 - E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
16 - E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
Amados não precisamos ajudar Deus para que Ele execute seus planos em nossas vidas.
Quando Deus fala,Ele cumpri!
Deus renovou suas promessas na vida de Abrão e mudou o Nome dele e de sua esposa.Abrão passou a chamar-se Abrão e Sarai passou a chamar-se Sara.Veja em Gênesis 17:1-15Gênesis 17:1-15
1 - SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
2 - E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
3 - Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4 - Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
5 - E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
6 - E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
7 - E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
8 - E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
9 - Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
10 - Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
11 - E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
12 - O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
13 - Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
14 - E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.
15 - Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.

Quando tudo fica difícil Deus começa agir!

Abraão estava com 100 anos quando Seu filho nasceu e pôs o Nome de Isaque.
A lógica humana nunca conseguiu explicar esse milagre,mas eu aprendo que quando Deus quer surpreender alguém Ele faz o impossível acontecer.Veja em Gênesis 21;1-3Gênesis 21:1-3
1 - E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.
2 - E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
3 - E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
O Nosso Deus é e sempre será o Deus do impossível e da surpresa,porém nesse dia quero liberar uma palavra profética,pois o teu milagre e o meu milagre ninguém vai entender,pois Deus irá surpreender os fofoqueiros e os invejosos e ninguém vai entender o que Deus fez e faz só por te amar.
O milagre da surpresa de Deus vai te pegar hoje e o que aconteceu com Noé e Abrão vai acontecer na tua vida,pois as promessas de Deus na tua vida vão se cumprir em Nome de Jesus e não há e nem haverá ninguém para impedir o agir e a surpresa de Deus na tua vida.
Vamos continuar com a história do Deus que surpreende nos próximos capítulos e tenho a certeza que será uma bênção!
Acompanhe a continuação dessa mensagem,pois tenho a certeza que Deus vai te surpreender muito!

Que o Deus que surpreende possa surpreender tua vida nessa semana!

Paz e graça!


Elton de Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário