sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Deus vai mudar a situação

Jó 1:13-19

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus em três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Eu fico a imaginar como a vida nos prega umas peças, peças estas muitas vezes desagradáveis, muitas vezes somos surpreendidos por adversidades, que as vezes vem aos poucos, e aumentando gradativamente, e em muitas vezes vem com uma força tremenda, e vem para arrasar, vem para arrebentar, e isto aconteceu com Jó, Jó estava confiado em Deus, ele servia a Deus com inteireza de coração, ele confiava nas misericórdias de Deus, até que um dia o mal sobreveio sobre a sua vida, as coisas aconteceram de uma forma inesperada na vida de Jó, foram varias noticias que vieram simultaneamente, não dando tempo de Jó respirar entre uma notícia e outra, Jó viu a sua vida ruir de uma hora para a outra, tudo se desmoronou na vida de Jó, foi como se o chão fosse tirado de sob os seus pés.

Jó em um primeiro plano adorou a Deus, ele confiava em Deus, mas... o tempo foi passando, e as coisas não mudavam, pelo contrário, iam aumentando, piorando cada vez mais, as coisas estavam ficando fora do controle para Jó, sabe amado, as vezes as coisas saem do nosso controle, no início parece que vai ser fácil, mas logo nos damos conta de que as coisas não são tão fáceis como pensávamos, e sempre que isto acontece, nós nos desesperamos, algumas interrogações brotam em nossos corações, e em alguns casos chegamos a duvidar das misericórdias de Deus, pois nós vemos muitas pessoas progredirem na vida, conseguir algum beneficio que estavam almejando, e nós não conseguimos sair da situação que nos atormenta, assim foi com Jó.

O tempo foi passando e Jó não viu mudança na situação, pelo contrário, as coisas iam piorando a cada dia, como se não bastasse perder a familia, os bens, agora também perdeu a saúde, foi quando seus amigos chegaram para consolá-lo, mas ao invés de consolo, trouxeram acusações contra Jó, afirmando que Jó estava em pecado: Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?

Lembra-te agora qual é o inocente que jamais pereceu? E onde foram os sinceros destruídos? Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo. Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira se consomem.(jó 4:6-9) mas Jó sabia que não estava em pecado, Jó tinha uma vida com Deus, o problema é que as pessoas atribuem adversidades ao pecado, mas, em muitos casos não é pecado, e no coração de Jó tinha uma paz em relação a isto, ele vivia na presença de Deus, quem sabe isto está acontecendo com você, está passando por dificuldades, as coisas estão complicadas pra você , e as pessoas usadas pelo diabo te acusam de estar em pecado, mas tenha paz em Deus, se você está na presença de Deus, e está passando por tribulações, saiba que Deus está te aprimorando para alguma situação melhor, quem sabe Deus está te preparando pára uma posição maior?

Tenha paz, e espere em Deus, e logo alguém deu um conselho a Jó : Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia;Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça.O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo.(Jó 8: 5-7) isto foi mal aos olhos de Jó, pois ele tinha certeza que não estava em pecado, logo se conclui : se eu não estou em pecado, mas Deus me aflige, onde está a misericórdia de Deus? Isto passou no coração de Jó, e é exatamente o que o diabo quer, ele quer que eu e você duvidemos das misericórdias, e dos cuidados de Deus em nossas vidas, "mas eu repreendo estes pensamentos em o nome de Jesus", isto trouxe um desanimo muito grande para Jó, Jó chegou a desistir de lutar, pois ele disse: Qual é a minha força, para que eu espere?

Ou qual é o meu fim, para que tenha ainda paciência? É porventura a minha força a força da pedra? Ou é de cobre a minha carne?Está em mim a minha ajuda? Ou desamparou-me a verdadeira sabedoria?(jó 11-13) em outra versão diz: "por que lutar se já não tenho força? Por que prolongar a vida, se meu fim é certo?" este é o retrato de um homem desanimado, quem sabe você esteja assim, desanimado, já não quer mais lutar, não fique assim, reaja a este pensamento, Deus vai te dar a vitória que você almeja, tão somente creia nas misericórdias de Deus, Jó passou muito tempo amaldiçoando a sua própria vida, já não queria lutar, a sua alta estima estava muito baixa, já estava se sentindo um pobre coitado, se alto destruindo, mas isto é terrível, não fique deste jeito, há esperança, há um Deus todo poderoso nos céus que trabalha por aquele que nele espera (Isaías 64:4).

Espere em Deus querido, não desanime, é importante frisar que Deus não falava nada com Jó, Jó vivia pela fé em Deus, e quanto a nós, Deus fala a todo o momento conosco, Deus nos anima, Deus nos renova, usa pessoas , usa as circunstâncias, a sua Palavra, ou seja, Deus está sempre falando conosco, mas ... Jó reagiu, finalmente Jó entendeu que há um Deus misericordioso nos céus, Jó afirmou: Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro! E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha.Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.(Jó 19: 23-27) que afirmação de Jó! Jó com estas palavras disse que Deus o abençoaria ainda em vida, ainda que o seu corpo já não tinha pele, estava na carne viva, contudo Deus a qualquer momento poderia mudar a situação, Deus ia abençoá-lo, Deus ia mudar a situação, ainda que demorasse em seu tempo, mas no tempo de Deus ia acontecer com certeza, creia amado, Deus vai mudar a situação, nada é para sempre, as lutas não duram a vida toda, elas tem fim, e o fim da tua adversidade vai chegar, Deus já marcou a data no seu calendário, espere, não desista, vai passar, Jó acreditou nisto, a Palavra de Deus diz:

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envehecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta (Jó 14:7-9). Vai acontecer, deixa a certeza brotar em seu coração, deixe que a fé invada o seu coração neste momento, repreenda a duvida, a incerteza, a falta de fé, faça como Jó, saia da humilhação, saia deste lugar de derrotas e lute, peça ajuda a Deus, Ele irá te ajudar, assim diz o Senhor: Clama a mim e responder-te-ei (Jr 33:3) e Deus mudou a sorte de Jó!

E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía (42:10) este é o nosso Deus amado, Ele não abandona os seus, talvez você esteja assim como Jó, desanimado, cabisbaixo, derrotado, sem perspectiva, mas Deus te diz neste momento: vai passar, Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.(Is 41:10) Deus é contigo amado, você não está sozinho nesta batalha, tome posição e lute, reaja!!!

Deus vai mudar a situação!!!

Que Deus te abençoe!!!

Fonte:Webservos

Nenhum comentário:

Postar um comentário