sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mensagem Bíblica

José do Egito

A história de José do Egito


Texto: Gn. 37.1 a 11. 

E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.




Introdução: A família de José.

Família de José, de acordo com os versículos lidos.

Isaque e Rebeca cometeram o erro de mostrar o favoritismo para com seus dois filhos. Isaque favoreceu o caçador Esaú. Rebeca favoreceu o calmo Jacó. Jacó fez a mesma coisa em relação a José, o que despertou inveja nos outros filhos.



1- Os sonhos de José.

José desde muito cedo tinha sonhos que eram revelações e promessas de Deus para sua vida. Primeira lição é que Deus não olha idade para usar um vaso seu. O ser humano foi feito para sonhar, os jovens são cheios de "sonhos", seus projetos para a vida, para a profissão, para o casamento, para a família, para o ministério, etc, e principalmente sobre os propósitos de Deus para cada um; mas isto não é preferência de uma faixa etária, qdo o homem perde seus sonhos, perde o propósito de vida. A Bíblia mesmo relata que nos últimos tempos os jovens teriam visões e os velhos sonhos..... fazendo já uma menção de que mesmo na velhice qdo se pensa que não há mais o que fazer Deus prepara e cuida dos sonhos de cada um.....



Você pode estar se perguntando: "Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?" É comum encontrarmos pessoas que estejam totalmente frustradas, feridas, sem sonhos. Mas Deus te convida a receber a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na nossa vida. Antes de nascermos, Deus sonhou com a nossa vida; Ele mesmo lhe formou com um propósito e uma missão (Salmo 139.13-18). A Bíblia afirma, em Filipenses 2.13 que o querer, o sonhar, vem de Deus e é Ele mesmo quem realiza, quem concretiza estes sonhos. Desde a sua infância, mesmo antes conhecermos Jesus, Deus estava semeando os sonhos dele para nossa vida. Ele os estava plantando dentro do nosso coração. E ao longo dos anos, na medida em que crescemos, estes sonhos também foram crescendo. São sementes dos sonhos de Deus em nosso coração. Se você tem um compromisso com Deus, Ele vai compartilhar muito mais sonhos para você. Infelizmente, porém, a Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Ele é inimigo de Deus, e assim, inimigo dos sonhos de Deus. Portanto, ele é nosso inimigo e adversário dos sonhos de Deus para nós. Ele usa a boca das pessoas que estão perto de nós. Ele usa olhares. Ele usa as pessoas que mais amamos e admiramos para nos ferir e desencorajar. As pessoas que mais nos ferem são aquelas que mais amamos, porque elas estão perto de nós. Quando entendemos que é o diabo quem usa a boca das pessoas para nos ferir e matar nossos sonhos, fica mais fácil perdoar essas pessoas. Você precisa perdoar as pessoas que foram instrumento de Satanás para te ferir e frustrar.



No livro de Provérbios podemos perceber os seguintes versículos:

"Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor." (Pv. 16.1);

"Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá." (Pv. 19.21);

"Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria." (Pv. 21.5.)

Todos nós temos sonhos! Principalmente nós, jovens, Deus tem nos ensinado a sermos assim: sonhadores. Ele tem restaurado os meus e os seus sonhos. Existe uma canção do Ministério Vineyard que diz assim: "Reina em mim com teu poder, sobre a escuridão, sobre os sonhos meus". É tremendo! Deus requer isto não só de mim, mas de cada um de nós.



Quando sonhamos na presença do Senhor, deixando que Ele realmente reine sobre eles, temos 100% de certeza que serão reais. Mesmo que aos nossos olhos possam parecer absurdos, se estão no coração de Deus nada é impossível. Só falta nosso coração estar ligado com o do Pai, para receber a vontade daquele que nos resgatou das trevas e nos trouxe para a sua luz.

Mas quando nossa vontade quer tomar frente em nossos sonhos, eles são frustrados, pois não temos como realizar sozinhos um sonho que partiu do coração do Pai. Acabaremos ferindo nosso coração e enterrando os nossos sonhos. Um exemplo: "Senhor, eu quero uma casinha, um carrinho!" E Deus lhe responde: "Não filho, agora não é o momento!" Então você imediatamente o questiona: "Mas por que Deus? O Senhor não quer o meu bem? Eu estou em pecado? O que está acontecendo?" Ao invés de deixarmos Deus terminar de falar conosco, ficamos argumentando com ele que conhece melhor nosso interior do que nós mesmos. Deus naquele momento quer dizer: "Não filho! Eu tenho coisas maiores para a sua vida, promessas gigantes para realizar em você... "

Temos que aprender a esperar Deus dizer tudo. Deus quer muito realizar nossos sonhos, pois o coração do Senhor deseja que os nossos sonhos sejam também os seus sonhos. Os sonhos de Deus jamais vão morrer! Somente creia.



Os sonhos de Deus trazem glória a Deus.

A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte.

Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas não é. Creio que uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Portanto, sonde seu coração. Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.



Os sonhos de Deus jamais serão frustrados.

Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia!

Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.



Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus.

Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo, em sua vida.



2- As tribulações de José.

Contraste entre o plano de Deus e a realidade aparente. A história de José parecia tomar um rumo totalmente oposto aos seus sonhos. Suas experiências seguintes são: o poço, a escravidão, a acusação de adultério e a prisão. Ao invés de melhorar, a situação de José parecia piorar cada vez mais. Entretanto, ele estava sendo conduzido para o lugar onde Deus queria levá-lo. Cada tribulação fazia com que ele chegasse mais perto do propósito final. Muitas vezes Deus não nos fala diretamente, mas nos conduz através das circunstâncias.



3- A fidelidade de José.

Entre a promessa e a conquista existe duas palavras que interferem: tribulação e tentação. As duas coisas muitas vezes se misturam. Isso esteve presente também na história de Israel entre a promessa da terra e a conquista da terra. As tribulações podem nos fazer enfraquecer diante da tentação, mas José não se deixou levar por isso. José foi tentado pela mulher de Potifar, mas não se contaminou com ela. José foi fiel em todo lugar e em toda situação. Sua postura e conduta de servo de Deus foram essenciais para a sua vitória. O cristão deve ser exemplar, mesmo que seja na prisão ou no trabalho ou "no fundo do poço".



4 - A vitória de José.

Finalmente, José chegou ao governo do Egito. Seu caminho foi árduo mas as promessas de Deus se cumpriram em sua vida. Todos os capítulos que narram a história de José, é mencionado que o Senhor estava com José, e aqueles que estavam com ele eram também abençoados. Em Dt diz: "Eu abençoarei os que te abençoarem..."

O livro de Gênesis termina falando sobre a morte de José, o mais interessante está no último versículo: "... e o puseram num caixão no Egito", em todo o tempo o Senhor estava com José, e ele estava morto espiritualmente falando para o Egito, que representa o mundo; Deus tem negócios com o seu povo para a Terra Prometida, iremos viver as Promessas de Deus nesta vida, mas devemos estar como José, sepultados para este mundo, esperando em Deus a nossa Vida Eterna.



Conclusão: convite a uma postura de compromisso, fé e fidelidade e restauração dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário