sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mensagem Bíblica(Pr. Cleo Holanda)

Mensagens


Quando Deus se lembra de você

Texto base: 2 Sm 4-4
Mefibosete: de cão a Príncipe de Israel

“... Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete...”

Introdução: Mefibosete era neto de Saul, filho de Jônatas, homem este que tinha feito uma aliança com o Rei Davi.Mefibosete pertencia a família real.Tinha tudo para ser uma pessoa feliz, mas a vida o presentiou com uma grande marca.

“... cinco anos...” – representa pureza, ele não era responsável pelos seus atos.

“...Jezreel...” – significa Deus semeia, a terra aonde o homem poderia pensar que Deus semaera algum ruim terá um futuro glorioso (Jô 42.2).

“... sua ama o tomou e fugiu...” – Ela teve uma atitude nobre, ela o protegeu, existem situações que não adianta a proteção humana Deus tem que estar no controle.

“...ficou manco...” – A vida o deixou uma marca

“...Mefibosete...” – Significa exterminador de vergonha, porém, na sua própria vida existia uma vergonha.

2Sm 9.1-13

“...Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?...” – Davi se lembrou da família de Jonatas quando já se havia passado mais de 20 anos.Deus fez Davi se lembrar, era o momento de Deus (Kairós).

V.3 – “...Ainda há um aleijado dos pés...” – Ninguém se lembrava de Mefibosete, mas Deus se lembrou dele.Aleijado significa ferido, marcado, a vida o marcou.Essa marca o deixou sem condições de andar – andar significa; progredir, caminhar, ir em busca de algo.

V.4 
- “...E onde está?....” – O Rei Davi com um desejo enorme de ir ao encontro dele.O mesmo Deus nos fala aonde você está?

“...Está na casa de Maquir...” – significa vendido, a sua vida estava vendida, seus sonhos perdidos.

“... filho de Amiel...” – significa “ Meu parente é Deus”, ele poderia estar vendido e seus sonhos, mas Deus era seu parente!!!

“ ...em Lo-Debar...” – significa lugar onde não há pasto.Mefibosete estava num lugar sem vida, mas Deus se lembrou dele na hora certa.

V.5 - Então, mandou o rei Davi trazê-lo ( Deus te manda ir a presença dele neste dia, pois hoje é dia de restituição) de Lo-Debar (não pasto), da casa de Maquir (vendido), filho de Amiel (meu parente é Deus).

V.6 - “... Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo!..” – Não fique preocupado só fale eis-me aqui para o Senhor

V.7 - “... te restituirei...” – Tudo que fora roubado pelo tempo e pela marca, aquele dia Deus estava o devolvendo.

“... todas as terras de Saul, teu pai...” – terra significa domínio, autoridade, Deus estava restituindo a moral de Mefibosete.

“... e tu comerás pão sempre à minha mesa...” – Pão – significa prosperidade em todos os aspectos, cura.Mesa significa autoridade, exaltação (Sl 23.5), na mesa não aparecia sua vergonha, pois ela era nos pés, quando sentamos a mesa do Rei nossa vergonha não aparece mais.

V.8 - “...Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?...” – A boca fala o que o coração está cheio.Mefibosete se sentia assim porque muitas pessoas próximas a ele o chama desta maneira, ninguém o acreditava, ninguém dava credito para ele por causa de sua vergonha.

V.9 e 11: “...Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor...” .
“.... Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei...” 


De cachorro morto a senhor, de cão a príncipe, de desacreditado a pessoas de confiança do Rei.Isto é o que nosso Deus faz, chegou a hora ele vai se lembrar de você.

V.12 - “...Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica...” – Mica significa " aquele que é semelhante a Deus", mesmo sofrendo e sem saber que a sua vida ia dar uma reviravolta, Mefibosete era um adorador, pois adorava a Deus em todas as circunstâncias.
Conclusão:
V.13 –“... Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés...”Jerusalém, pois significa : habita em você paz !Mefibosete passou a ter paz, as marcas foram esquecidas, chegou a hora de você ir morar em Jerusalém porque Deus vai de dar a paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário