terça-feira, 28 de junho de 2011

Mensagem Bíblica

Ageu 2: 4 a 9

Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,
Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.
Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;
E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.



O livro de Ageu foi o primeiro livro pós-exílico, dos profetas menores foi um dos que mais incentivaram seu povo a reconstruir tudo o que se havia perdido, dado o fato que outros exortavam o povo e lembravam que o povo estava como estava por causa de seu pecado. Ageu diferente de outros, anima seu povo, o nome Ageu significa em hebraico festividade, e seu próprio nome já profetiza um novo tempo na vida de um povo sofrido que havia recém saído de um exílio.
Ageu anuncia a chegada desse novo tempo, e sempre que um profeta anuncia a chegada de um novo tempo, só nos resta crer, montar nas ondas do Espírito, e deixar que ela nos leve.
Muita gente nessa época ridicularizava a idéia de um novo templo chegando até zombar por causa das condições de pobreza relativa ao novo templo, e isso sempre vai acontecer. Pessoas serão designadas pelo inferno para tentar te distrair, atrasar, desencorajar e desviar-te do seu propósito, mas os que estão no esconderijo do altíssimo, conseguem descansar, mesmo que suas vidas estiverem correndo perigo. Por isso nosso desígnio vai requerer nosso foco total.
No versículo 4, Deus incentiva ao seu povo não fugir de seus problemas. Deus estava criando uma atmosfera de milagres, estava anunciando um novo tempo para seu povo, um tempo que teria mesmas lutas, mas com grandes conquistas.
Antes de qualquer vitória em público, os grande homens de Deus presenciavam vitórias de pessoas de intima comunhão com Deus, por isso eles tinham bem claro que vitórias particulares podem levar honras públicas. São nos momentos de dificuldades que temos nosso caráter moldado ao caráter de Deus. Nesses momentos que vemos a revelação do poder de Deus. Ele não se surpreende com nossos fracassos, Ele sabe que os homens caem mais de uma vez, mesmo aqueles que andam com Jesus podem falhar.
Ageu lembra ao povo, que mesmo que esse povo havia pecado por muitas vezes, Deus ainda se lembrava de seu pacto, Ageu incentiva seu povo a seguir com seu propósito, não escutar as opiniões contrarias as de Deus. Ageu estava levantando um exército de pessoas com o mesmo propósito, porque ele entendia que ninguém chega ao sucesso sozinho, por isso ele seguia motivando, e trazendo a memória de seu povo não somente as más coisas, mas também as boas.
Com toda convicção Ageu estava liberando aos poucos os propósitos de Deus, nosso quebra-cabeça será revelado peça a peça não poderemos receber o propósito completo de nossa historia em apenas uma visita a Deus.
Deus quer que sejamos grandes motivadores no seu reino, ao invés de jogar baldes de águas frias nos sonhos de outros, Deus quer que os incentivemos, que possamos ser instrumentos de Deus para trazer a memória de seus filhos situações que motivem, e os faça prosseguir em rumo ao seu propósito.
No versículo 8 Deus declara por intermédio de seu profeta que o mesmo Deus que libera seus propósitos, também é o Deus que prove recursos para seus propósitos. Lembre-se que somos ferramenta de Deus para gerar recursos para a execução dos propósitos de Deus. Problemas surgem para aprendemos a gerar recursos, nesse versículo, o profeta declara que Deus levantaria recursos para esse novo tempo.
Podemos dizer também que o profeta assim como toda bíblia estava profetizando a vinda de Cristo, declarando que a Glória de Deus se manifestaria ainda de maneira maior depois da vinda do Messias sobre o povo que o seguisse, é fato conhecido que pela nova aliança que temos por intermédio de Cristo, atraímos sobre nós benefícios ainda maiores do que os judeus na antiga aliança, por meio de Cristo podemos conquistar coisas que na antiga aliança não passava de lindas promessas.
Podemos enxergar novos horizontes porque fomos comprados, conquistados e amados na cruz.
Ageu motivava seu povo, porque como parte do propósito de Deus ele era um preparador de solo ele entendia que devemos qualificar o solo ao nosso redor antes de plantar a semente de avivamento.
Sempre Deus levantará alguém para preparar o solo, antes que venha os tempos das chuvas de Deus, e dê enchente sobre a terra trazendo ao visível os lixos que impediam o mover de Deus, e após essa enchente comece um mover profético de Deus.
Muitos começam, mas poucos os que continuam, muitos porque estavam fora do propósito outros porque sentiram falta de motivadores, e de alguém que preparasse o solo para a seara. Os problemas e as oposições se multiplicarão a medida que nosso propósito estiver se aproximando de sua execução.
Quando o profeta declara que a gloria dessa ultima casa será maior do que a primeira ele esta querendo dizer que não há como fugir do propósito de Deus,já esta escrito no caderninho de Deus que não importa o tempo que durar, nosso destino é a vitória, mesmo que no meio tempo fracassarmos ou cairmos, nosso destino final, é a vitória em Cristo.
Lembre-se que você está sendo aperfeiçoado para seu desígnio. Sua atitude se relaciona a sua altitude, os grandes conquistadores da história, tiveram marcas de grandes oposições.
Nosso problema tem o propósito de Deus de atrair os olhos do povo para o grande livramento de Deus, por isso não julgue nenhum propósito de Deus antes de você ver o final dele. Não se precipite em querer resolver com suas próprias mãos, porque isso também poderá atrasar seu propósito.
Você esta esperando um milagre? Deus esta esperando um relacionamento, ele vai operar milagres necessários para que você esteja motivado a buscá-lo cada vez mais.
Alimente suas expectativas, não olhando para as circunstâncias, creia na provisão improvável de Deus. Elias foi sustentado por uma viúva que não tinha da onde tirar seu sustento, por isso não julgue os propósitos de Deus antes que eles cheguem ao fim.
Sua historia está marcada para ser uma historia de alguém que foi atingido poderosamente pelo amor de Deus. Você tem a marca da promessa em sua vida, Deus te escolheu, e se Ele permitiu mais um dia de vida é porque há uma mensagem que Ele tem pra você hoje e você não esta escutando, e ela é, se sua vida ainda não acabou significa que sua história também não, e as possibilidades também não.
Aprenda a descansar em Deus, e crer Nele. Entenda que vitórias particulares podem levar honras públicas. São nos momentos de dificuldades que temos nosso caráter moldado ao caráter de Deus, nesses momentos é que vemos a revelação do poder de Deus. São nesses tempos de vulnerabilidade que se criam profundas obsessões pela presença de Deus. Lembre-se você pode está convivendo com seu inimigo,mas se você tiver uma atitude correta, ele não poderá te tirar do seu propósito.
Descubra nesse dia que o tempo de cantar chegou, o tempo de chorar passou para a história, alimente sua esperança com fé nesse dia e com expectativas de que Deus fará coisas ainda maiores . A glória dessa última casa SERÁ sem escolhas muito maior do que a primeira.

Ministério Internacional  Torre Forte.

Que Deus abençoe!

Visite uma Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário