sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mensagem Bíblica(Pr. Francisco Nascimento)

ANDAR COM DEUS


andarcomdeus

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” Colossenses 2:6,7
Andar é caminhar, ir a algum lugar, ter um alvo, um objetivo, cumprir uma meta. Andar com alguém significa objetivo em comum, solidificação de propósitos, confiança recíproca. Caminhar com outro é sonhar juntos,  suportar o peso da caminhada, socorrendo e animando para que o amigo cumpra seus objetivos.
Andar com Deus deveria ser o objetivo de todo  homem, pois esse sempre foi o desejo de Deus, desde quando  o criou. “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3 É verdade que uma amizade só é estabelecida quando há uma confiança mútua, quando há reciprocidade na relação, respeito,  cumplicidade e sinceridade.
A Bíblia declara que foi o homem que se afastou de Deus e se enveredou por caminhos antagônicos, diferentes dos que lhes foram projetados: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” Eclesiastes 7:29 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Isaías 59:1,2
E é evidente que o amado Deus lamenta pelo seu povo não obedecê-lo e trilhar caminhos adversos aos Seus planos “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.”  Salmo 81:13,14  “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” Jeremias 2:13
O que é andar com Deus? Como posso saber se estou andando com meu Deus? Ou como saber se o que estou fazendo evidencia que estou nos caminhos de Deus?
A prática dos atributos divinos é uma comprovação de que se está andando com Deus: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e praticai-os;” Ezequiel 20:19
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Miquéias 6:8
“Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?  O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.”  Isaías 33:14-16
Há um imperativo, uma convocação de Deus para que andemos em sua presença: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” Gênesis 17:1
“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,” Deuteronômio 10:12
“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Isaías 30:21
A Bíblia fala de homens, como nós, que ousaram andar com Deus, renunciaram a seus desejos pecaminosos, suas resistências aos mandamentos  e foram reputados como amigos de Deus: Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel e Enoque.
Embora sendo citado por último, Enoque é o primeiro da lista, pois é através dele, que há o retorno da comunicação, e a comunhão com Deus é restaurada, depois da queda de Adão. “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5:24
Enoque conquistou o coração de Deus, se aproximou de sua presença, através do arrependimento, da oração, do clamor, e de um coração quebrantado diante Dele. Um homem que marcou sua geração, pois cria no poder e na obra do Todo Poderoso. A Bíblia diz: “ENOQUE ANDOU COM DEUS.” Que declaração maravilhosa, que testemunho eficaz.
Andar com Deus significa que Enoque nutria um relacionamento de intimidade com Altíssimo. Ele tomava a iniciativa. Seus desejos e anseios, suas prioridades eram de estar em comunhão com seu Deus. Comunhão de pensamentos e atitudes.
Enoque acreditava e vivia intensamente esse relacionamento de amor para com  Deus, ao ponto de propagar sua fé e promover os valores  espirituais a fim de que sua geração mudasse de comportamento e temesse a Deus : Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.” Judas 14,15
Enoque acreditava na volta gloriosa do Senhor e no seu juízo sobre todos os que praticavam iniqüidades.
Conta-se que Enoque andava tanto com Deus, que um dia  conversando com Ele, foi se distanciando e chegando cada vez perto Dele, Deus disse:  “Enoque, meu amigo, você está tão perto da minha morada, porque não fica de uma vez comigo”. “…e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
Quando nos aproximamos mais e mais de Deus, Ele toma a iniciativa de nos convidar para estarmos em sua presença, para sempre.
Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim.” Cantares 7:10
Quando andamos com Deus recebemos muitos benefícios que nos trarão bem nessa vida e por toda a eternidade: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,  vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” Salmo 128:1-6
“E disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, nos céus e na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti;” II Crônicas 6:14
A cada dia você deve firmar um compromisso de sempre andar na presença de Deus: Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.”  Salmo 116:9
Deus busca homens e mulheres que ande em Sua presença, e que o busque de todo  o coração, de toda sua alma para que lhes possa declarar  o seu amor e suas promessas.
“Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus, para todo o sempre.” Miquéias 4:5


                                                             Pr Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário