domingo, 1 de abril de 2012

O Deus que surpreende com Elton de Alcântara(Parte 3)

Paz e graça!
Queridos, vamos nos surpreender hoje com a história de José.
José era filho de Jacó e um grande sonhador e foi escolhido por Deus para surpreender sua família.
 A história de José é marcada por altos e baixos, tristezas e grandes alegrias, porém tenho a certeza que quando Deus escolhe alguém para surpreender, o surpreendido pode até sofrer, mas será recompensado por tudo que passou e a vitória será certa em Nome de Jesus.
Você parou para pensar que Deus pode surpreender você ainda hoje?
Os planos de Deus não podem ser compreendidos, pois só Deus sabe o fim da minha história e da tua história, porém nossa missão é só confiar e usar nossa fé para que a surpresa de Deus aconteça nas nossas vidas.
A história de José é conhecida por ele ser um grande sonhador e por seus irmãos planejarem contra sua vida, porém para entender melhor essa história vamos meditar em Gênesis 37.
Gênesis 37:1-10
1 - E JACÓ habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
2 - Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
3 - E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
4 - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
5 - Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
6 - E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
7 - Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
8 - Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
9 - E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
10 - E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
José era amado de seu pai Israel(Jacó) e seus irmãos odiavam o relacionamento de José com Israel.
José apascentava o rebanho da família com seus irmãos e tudo de errado que seus irmãos faziam José contava ao seu pai, pois era muito correto e temia a Deus.
Deus falou com José através de dois sonhos!
O primeiro sonho de José  em Gênesis 37:7
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Seus irmãos ficaram com raiva e inveja do sonho e pensaram que se renderiam a José.
O sonhador José teve outro sonho relatado em Gênesis 37:9
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
Seus irmãos ficaram com mais raiva ainda e sem entender que José era escolhido para ser surpreendido por Deus e que aqueles sonhos se tornariam realidade para que o Nome de Deus fosse glorificado anos depois.
Os irmãos de José tentaram logo armar um plano para acabar com a vida do jovem sonhador, porém seus irmãos esqueceram que quando Deus escolhe alguém para ser surpreendido nada poderá afetar e atrapalhar os planos de Deus.
Amados leitores, o que quero trazer para você é que nem os invejosos e nem os fofoqueiros poderá apagar os planos que Deus tem na sua vida.
Depois das revelações dos sonhos, os irmãos de José conspiraram contra vida dele.
Talvez você possa está sofrendo com conspirações contra sua vida, porém como profeta de Deus, estou aqui para te falar que nada e nem ninguém poderá atrasar ou tramar para que a surpresa de Deus não venha acontecer na tua vida.
Eu quero dizer para a mãe que tem seu filho envolvido nas drogas que o traficante não vai tirar a vida do teu filho.
Eu quero falar para você mulher que seu marido não vai sair de casa, eu quero falar para você mulher que a bebida não vai acabar com a vida da sua família.
Fique na posição, confie e use sua fé e espere uma surpresas de Deus para sua vida e a vida de sua família.
Deus que surpreender você!
Deus vai surpreender você!
Para entender o que aconteceu com José temos que meditar em Gênesis 37:12-36
12 - E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém.
13 - Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui.
14 - E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.
15 - E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras?
16 - E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam.
17 - E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.
18 - E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.
19 - E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
20 - Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
21 - E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
22 - Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.
23 - E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.
24 - E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
25 - Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.
26 - Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
27 - Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
28 - Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
29 - Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes.
30 - E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei?
31 - Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.
32 - E enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho.
33 - E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado.
34 - Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.
35 - E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai.
36 - E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.
Os irmãos de José pensaram em acabar com sua vida e jogar seu corpo numa cova, porém Rúben não deixou, pois Deus tinha um plano/propósito na vida de José e mesmo que tentassem matar não o conseguiriam.
Os irmãos de José tiraram sua túnica e lançaram José na cova.
Amados, podem até tirar sua túnica, porém o Deus dos céus já escolheu você para te surpreender e tudo que tentarem contra sua vida não poderá tirar você do plano que Deus tem para sua vida.
O irmão de José chamado de Judá disse que proveito terá de deixar ele numa cova e porque não vendemos ele para os mercadores, então o tiraram da cova e o venderam para os mercadores.
Amados, quantas pessoas estão vendendo teu nome e tua vida agora pensando que estão prejudicando você, porém eles esqueceram que o Deus que surpreende é o teu Eterno advogado e que o Todo poderoso Deus é quem vai agir ao Teu favor.
Amados, não se preocupem quando venderem você, pois Deus está no controle e assim como Deus estava no controle da vida de José, Deus está no controle da sua vida.
Os irmãos de José o venderam para os ismaelitas, que o venderam para Potifar.
Potifar era capitão da guarda de Faraó.
Os irmãos de José mataram um cabrito e passaram a túnica de José no sangue e chegando em casa mentiram para Israel(Jacó) e disseram que tinham achado a túnica de José e Israel chegou a imaginar que José tinha sido comido por uma fera do campo.
Amados, nossos inimigos fazem de tudo para acabar com nossa reputação, porém eles esquecem que a verdade sempre aparecerem e acabam sendo envergonhados pelas suas próprias mentiras.
José foi morar na casa de Potifar, porém o Senhor era com José e Potifar colocou José como mordomo de sua casa. Veja em Gênesis 39:3-6
3 - Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
4 - José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
5 - E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
6 - E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
José foi caluniado pela mulher de Potifar e depois de ser caluniado ainda foi preso, porém os planos/propósitos de Deus não podem ser frustrado. Veja em Gênesis 39:7-20
7 - E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
8 - Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
10 - E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
11 - Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
12 - E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
13 - E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,
14 - Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;
15 - E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.
16 - E ela pôs a sua roupa perto de si, até que o seu SENHOR voltou à sua casa.
17 - Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;
18 - E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.
19 - E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 - E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
Amados, quantas pessoas tem levantado falso e acusações contra nossas vidas e sei que não é fácil ser acusado de algo que você nunca fez, porém Deus é o nosso advogado Fiel.
Eu quero te dizer que Deus vai fazer teus acusadores verem tua vitória e baterem palmas para você, pois assim como Deus fez na vida de José o exaltando sobre seus acusadores e sua família, Deus também vai surpreender você.
Deus era com José e nada poderia acabar com  o plano de Deus na vida daquele jovem sonhador.
Veja em Gênesis 39:21-23
21 - O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
22 - E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
23 - E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava.
Deus é fiel e estava sempre ao lado de José, porém eu quero  falar agora para você meu amado que Deus está com você em todos os momentos, porém basta você usar sua fé e esperar no Deus que surpreende.
 Deus o usou o jovem sonhador José a interpretar sonhos e através disso ele chegou ao cargo de governador no Egito.
Veja em Gênesis 40:1-23
1 - E ACONTECEU, depois destas coisas, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu SENHOR, o rei do Egito.
2 - E indignou-se Faraó muito contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor.
3 - E entregou-os à prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso.
4 - E o capitão da guarda pô-los a cargo de José, para que os servisse; e estiveram muitos dias na prisão.
5 - E ambos tiveram um sonho, cada um seu sonho, na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam presos na casa do cárcere.
6 - E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados.
7 - Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão hoje tristes os vossos semblantes?
8 - E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.
9 - Então contou o copeiro-mor o seu sonho a José, e disse-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face.
10 - E na vide três sarmentos, e brotando ela, a sua flor saía, e os seus cachos amadureciam em uvas;
11 - E o copo de Faraó estava na minha mão, e eu tomava as uvas, e as espremia no copo de Faraó, e dava o copo na mão de Faraó.
12 - Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três sarmentos são três dias;
13 - Dentro ainda de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu estado, e darás o copo de Faraó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro.
14 - Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;
15 - Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova.
16 - Vendo então o padeiro-mor que tinha interpretado bem, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos brancos estavam sobre a minha cabeça;
17 - E no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, obra de padeiro; e as aves o comiam do cesto, de sobre a minha cabeça.
18 - Então respondeu José, e disse: Esta é a sua interpretação: Os três cestos são três dias;
19 - Dentro ainda de três dias Faraó tirará a tua cabeça e te pendurará num pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
20 - E aconteceu ao terceiro dia, o dia do nascimento de Faraó, que fez um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mor, e a cabeça do padeiro-mor, no meio dos seus servos.
21 - E fez tornar o copeiro-mor ao seu ofício de copeiro, e este deu o copo na mão de Faraó,
22 - Mas ao padeiro-mor enforcou, como José havia interpretado.
23 - O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.
Veja como os planos de Deus são perfeitos!
Deus permitiu tudo isso para que seu Nome fosse glorificado na vida de José!

José vai interpretar o sonho de Faraó

Gênesis 41:1-57
1 - E ACONTECEU que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.
2 - E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado.
3 - E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio.
4 - E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.
5 - Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.
6 - E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
7 - E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.
8 - E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.
9 - Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje:
10 - Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor,
11 - Então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho.
12 - E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho.
13 - E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado.
14 - Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.
15 - E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.
16 - E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.
17 - Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio,
18 - E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.
19 - E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.
20 - E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;
21 - E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
22 - Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas;
23 - E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
24 - E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que mo interpretasse.
25 - Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
26 - As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.
27 - E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.
28 - Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
29 - E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito.
30 - E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;
31 - E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.
32 - E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.
33 - Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.
34 - Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,
35 - E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.
36 - Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
37 - E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.
38 - E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
39 - Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
40 - Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
41 - Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
42 - E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
43 - E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
44 - E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
45 - E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito.
46 - E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.
47 - E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.
48 - E ele ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.
49 - Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração.
50 - E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
51 - E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.
52 - E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.
53 - Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.
54 - E começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.
55 - E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei.
56 - Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.
57 - E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.
Deus surpreendeu a todos no Egito e José foi honrado, pois era prisioneiro e passou a ser governador no Egito.
Todos tiveram que ver a vitória de José no Egito!
Leia Gênesis nos seguintes capítulos 43,44 e 45 e entenda essa grande história de vitória e de surpresa que Deus planejou na vida de José.
Deus surpreendeu toda família de José e o que me chamou a atenção é que José não se vingou de seus irmãos.

 P.S!!!
Aprendi com José que homem não é aquele que se vingar, mas sim aquele que tem a chance de vingar-se e não faz.
Veja em Gênesis 45:1-28
1 - ENTÃO José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
2 - E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
3 - E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
4 - E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 - Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
6 - Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
7 - Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
8 - Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
9 - Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;
10 - E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.
11 - E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.
12 - E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala.
13 - E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá.
14 - E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço.
15 - E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele.
16 - E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
17 - E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.
18 - E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.
19 - A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.
20 - E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.
21 - E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho.
22 - A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas.
23 - E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho.
24 - E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.
25 - E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai.
26 - Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava.
27 - Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai.
28 - E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.

José foi honrado por Deus que o abençoou grandemente! Veja em Gênesis 47:1-12
1 - ENTÃO veio José e anunciou a Faraó, e disse: Meu pai e os meus irmãos e as suas ovelhas, e as suas vacas, com tudo o que têm, são vindos da terra de Canaã, e eis que estão na terra de Gósen.
2 - E tomou uma parte de seus irmãos, a saber, cinco homens, e os pôs diante de Faraó.
3 - Então disse Faraó a seus irmãos: Qual é o vosso negócio? E eles disseram a Faraó: Teus servos são pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.
4 - Disseram mais a Faraó: Viemos para peregrinar nesta terra; porque não há pasto para as ovelhas de teus servos, porquanto a fome é grave na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te que teus servos habitem na terra de Gósen.
5 - Então falou Faraó a José, dizendo: Teu pai e teus irmãos vieram a ti;
6 - A terra do Egito está diante de ti; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos; habitem na terra de Gósen, e se sabes que entre eles há homens valentes, os porás por maiorais do gado, sobre o que eu tenho.
7 - E trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó.
8 - E Faraó disse a Jacó: Quantos são os dias dos anos da tua vida?
9 - E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos, poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações.
10 - E Jacó abençoou a Faraó, e saiu da sua presença.
11 - E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.
12 - E José sustentou de pão a seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo as suas famílias.
Deus surpreendeu todos com a história de José, mas eu tenho a certeza que você será surpreendido por esse Deus que é grande e poderoso.
Confie e use sua fé no Deus que surpreende!
Paz e graça!

Elton de Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário