quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ser tão Sertão

Na terra onde muitos dizem ser terra de ninguém, existem pessoas que nem sequer sabem o que é ser alguém. Mas, o que seria ser alguém ou que seria ser ninguém? Essas tais pessoas que citei, acordam bem cedo, mais cedo do que eu ou você possa imaginar, calçam seus chinelos – muitas vezes com a correia presa por um prego, pois de tão antiga, outrora quebrara – vão ao curral retiram da vaca mais “com saúde”, o leite fresco e quentinho que mais parece saído do fogo naquele instante e degustam até “encher o bucho”.
Essas pessoas são gente que vive por um único objetivo: sobreviver. Em diversas casas encontramos uma, duas, três… Até doze pessoas em um mesmo ambiente familiar. Gente que não sabe ler nem escrever. Gente que nem sequer viu aquele velho e tradicional “Bombom Xaxá”, que eu e você quando criança, cansávamos de comprar na vendinha do Seu Zé..
O sertão é algo que encanta, mas é algo que constrange. Como podem pessoas com pouca instrução viver em um ambiente tão difícil como esse? Onde se precisa ser muito inteligente para saber tirar da terra e dos animais o maior proveito possível para ganhar a vida. Para nós que nos denominamos “seres cultos”, essas pessoas não passam de seres “aculturados” ou “sem cultura”. Mas o que vem a ser cultura? Essas pessoas têm cultura, só que não da forma como achamos que seja cultura. A cultura delas é da forma delas e a nossa é da nossa forma.
Pare e pense nessas pessoas não como você vem imaginando ao ler este texto. Pense que essas pessoas têm uma vida que ainda não é vida. Uma vida para ser vida tem que ter um algo a mais, algo como Jesus.
Saía da inércia! Existem pessoas que precisam compartilhar deste amor, precisam viver esse amor que você vive. (leia Marcos 16:15).
Se Deus nos disse para irmos por todo mundo pregar o evangelho, o que estamos fazendo agora? Estamos evangelizando no sertão que muitas vezes existe na minha casa ou no trabalho.
Acredite, existe um sertão mais próximo de você do quê você pode imaginar. Existem pessoas ao seu lado que não têm instrução nenhuma sobre o nosso Salvador, Jesus. Sua missão aqui na terra é acabar com o sertão. Sabe por quê?
Quando você pensa em sertão o que consegue imaginar? Acredito que a primeira imagem que possa surgir em sua mente é um de um local seco, onde a chuva leva um bom tempo para cair durante o ano. Tomando base nesse pensamento, pense no sertão que lhe rodeia. A sua missão é ou não é acabar com ele?
Existem pessoas que estão secas espiritualmente; estão com uma vida sem “chuva” e sem umidade. A missão que citei acima é justamente essa, a de levar as águas [a palavra] do Senhor aonde possa existir seca. Você pode não permitir que o mundo possa ser tão sertão, tanto no verdadeiro sentido da palavra quanto ao sentido espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário