terça-feira, 24 de abril de 2012

Três


Autoria: Marco Aurelio Brasil

Três é um número mágico quando o assunto é tempo. O tempo só tem três dimensões conhecidas - passado, presente e futuro - e é por isso que alguns consultores de gerenciamento de tempo dividem seu treinamento em três partes. Parece funcionar. Muita gente procura esses consultores porque o tempo é nosso grande inimigo. Lutamos sempre com ele, tentamos colocar-lhe cabrestos e de alguma controlar mas invariavelmente somos atropelados.

Toda nossa história se divide nessas três esferas: passado, presente e futuro. E se somos honestos acabamos reconhecendo que o passado nos condena, o presente não é tudo que poderia e deveria ser e o futuro não promete ser muito diferente.

Deus se apresenta a nós dividido em três pessoas também. Esse mistério sobre o qual a Bíblia pouco ou nada fala é nosso consolo, refúgio e esperança nesse momento de honestidade, quando o peso de nosso fracasso parece nos esmagar. Em sua incompreensível graça (outro mistério profundo), Deus em Sua palavra nos diz que é três e que é assim para agir em cada dimensão de nossa história.

O Filho atuou no passado. Ele pagou a conta que era nossa e que não tínhamos dinheiro para pagar. Ele enterrou o nosso passado. Ele arcou, sozinho, com as consequências de nosso passado para nós podermos ter o presente e o futuro a que só Ele teria direito. O Espírito atua no presente, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Aquele momento de honestidade que nos esmaga, é obra dEle, mas Ele não para por aí. Ele nos convence da justiça, Ele aponta ao passado, aponta à obra do Filho e nos mostra que, tendo o passado tornado numa enorme e cintilante ficha limpa, temos o poder para viver uma vida nova hoje. O Pai, enfim, atuará no futuro. Quando soar a Sua trombeta (I Tessalonicenses 4:16, I Coríntios 15:51 e 52), seremos transformados por fora como já fomos por dentro pela obra do Filho e do Espírito.

Toda essa obra custou um preço muito, muito alto. Quando deixamos a culpa pelo passado corroer nossa paz e nos fazer doentes, jogamos no lixo o presente da salvação dado pelo Filho. Quando damos de ombros no presente e repetimos a ladainha "ninguém é perfeito mesmo...", "ninguém é de ferro...", "Deus vai entender...", "é só uma fase..." ou qualquer desculpinha furada que inventemos para não crescer, jogamos no lixo o presente da salvação dado pelo Espírito. Quando vivemos como se essa vida fosse tudo e devêssemos sugá-la como se não houvesse uma eternidade, estamos virando as costas ao presente que o Pai está embrulhando com todo carinho.

Deus é três para abarcar o tempo inteiro. Deus é três para salvar você inteiro. Não separe para Ele só um pedaço de você.


Levi de Paula Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário