sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Deus das recompensas (parte 2) – o galardão da obediência

Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que obedecer é melhor que sacrificar”
(1 Samuel 15:22)
O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia justiça haverá galardão fiel.
(Provérbios 11:18 )
O galardão da obediência – O livro de I Sm 15:22 diz que obedecer é melhor do que sacrificar. Obedecer significa acatar ordem ou orientação.
Segundo as Sagradas Escrituras a primeira ordenança de Deus para obediência da humanidade aconteceu em Gênesis 2, quando o Senhor ordenou que não comessem da árvore conhecimento do bem e do mal.
Desde então, esse principio de obediência permeia a humanidade. O interessante nisso é que permitira que TODA árvore fosse comida LIVREMENTE,ou seja, NÃO HAVIA RESTRIÇÕES.
Era TODA, menos AQUELA.
Infelizmente a curiosidade do proibido e a vontade de conhecer o oculto, o desconhecido, que estava naquela árvore do bem e do mal, fez com que o ser humano caísse. Podemos dizer que isso também é o que faz a pessoa cair hoje, através de outro princípio espiritual , só que esse , princípio maligno, que é a REBELDIA. Aliás Rebeldia significa oposição ou resistência e não conformidade com algo. Satanás é opositor e fará de tudo para que alguém não venha a obedecer. Ele sabe que existe galardão para que teme ao Senhor e obedece a Sua palavra. Diz a palavra de Deus :
O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida (Pv 22:4).
A natureza de Satanás é rebeldia como a de Deus é amor (Ez 28:13,Is 14:12, 1 Jo 4:8). O que o inimigo faz é incitar a nossa mente a possuir (cobiçar) e praticar algo a fim de desobedecermos a Deus. A palavra mesmo diz:
“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta.
Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” – Tg 1:13-15.
O inimigo se utilizará da nosa fraqueza carnal e rebeldia natural para que não alcancemos galardão.
O Senhor deseja que venhamos a receber o galardão ou a bençãos de nossas ações, mas nos dá a opção de escolha do condicional “SE”, como vemos em Deuternonomio 28:1, quando diz: “Se ouvires a voz do Senhor , teu Deus…”
Embora vivendo no tempo da graça devemos entender, entretanto, que os princípios espirituais continuam o mesmo e que a escolha sempre será nossa, em obedecer ou não, como vemos em muitas passagens da Bíblia como abaixo:
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite. E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás(Dt 11:13-15)
Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. (Dt 11:26-28)
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.(Is 1:19-20)
Creio que se “atentamente” ouvirmos a Sua voz “certamente” ouviremos Dele esta afirmação a nosso respeito:
Disse-lhe o seu Senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor(Mt 25:23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário