terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

UM SONHO, UM TEMPO, UMA VIDA


Os sonhos podem ser concebidos muito antes de ser realizados. O tempo entre o início de um sonho e sua concretização é sempre um processo. Esse período é cheio de dúvidas, adversidades, mudanças e surpresas. Durante o processo, experimentamos dias bons e maus. E freqüentemente nos vemos diante de um dilema: Desistir ou continuar? Sem hesitação, posso lhes dar a resposta: Não desistam de seu sonho mesmo que sua largada não tenha sido boa.
No livro de Gênesis encontramos a bela história de José que teve seu sonho cedo – aos 17 anos. Foi quando teve visões de Deus de que, um dia, seus irmãos e até seu pai se curvariam diante dele. José, no mesmo instante, compartilhou essa notícia com sua família, e isso o colocou em apuros. Mas o fato não o deteve.
O início de um sonho muitas vezes gera mais entusiasmo do que sabedoria. Dizemos coisas que não devíamos dizer e fazemos coisas que não devíamos fazer. Como José, por vezes a nossa largada não é muito boa. Mas, diferente de José, tantas vezes desistimos de nossos sonhos nos primeiros estágios quando eles são mais frágeis. José encoraja-nos a recapturar o sonho que abandonamos e, mais uma vez, o declaramos como sendo o nosso sonho.
Não desistam de seu sonho, mesmo quando sua jornada estiver cheia de surpresas. Só porque as coisas não saem como o planejado, não há razão para desistir. Observe as surpresas pelas quais José passou e como ele reagiu:
Mal interpretado por sua família
Vendido como escravo por seus irmãos
Vivendo em um país estrangeiro distante de casa
Favor concedido na casa de Potifar
Acusado sem razão pela esposa de Potifar
Lançado na prisão
Colocado para cuidar de todos os presos
Esquecido pelo copeiro-chefe
Permaneceu na prisão por dois anos
Interpretou o sonho de Faraó
Tornou-se o segundo a comandar o Egito
Mesmo depois de inúmeros obstáculos, José não desistiu de sonhar confiando no Senhor. Por que José não desistiu? Afinal, como você e eu, ele teve o dobro de opções para desistir do que para continuar. Todo sonho contém surpresas negativas que podem desanimá-lo muito. Como José teve força para não desistir de seu sonho? Toda vez que se deparava com um momento de desistir na vida, ele percebia que o Senhor estava com ele. Era isso o que importava.
Não desista de seus sonhos, mesmo que demore muito para se realizar. Vinte e três anos se passaram desde que José teve o sonho, até o seu cumprimento. No entanto, no final, José governou sua família, ele se reconciliou com seus irmãos e salvou a nação de Israel. Você nunca sabe quando será o tempo de Deus. Quando você estiver na metade do caminho, nunca desista do seu sonho.
John C. Maxwell em “CORRENDO COM OS GIGANTES”

Nenhum comentário:

Postar um comentário