domingo, 10 de março de 2013

SEM MEDO DE SONHAR

Todos deveríamos em algum momento da existência questionar nossas vidas e analisar pelo que estamos lutando. Quem não consegue fazer este questionamento será servo do sistema, viverá para trabalhar, cumprir obrigações profissionais e apenas sobreviver. Por fim, sucumbirá no vazio.
Jesus nos convida a sonhar. Ele vendeu sonhos enquanto andou sob o sol da Palestina. Seu Espírito Santo semeia sonhos em nós. Nos cabe reconhecer Seus sonhos e deixá-los prosperar em nós enquanto Ele nos ajuda a realizá-los.
Se uma equipe de especialistas em avaliação da personalidade e desempenho intelectual analisasse a personalidade do time escolhido por Jesus, provavelmente todos seriam desaprovados, exceto Judas.
Judas era o mais bem preparado dos discípulos. Tinha as melhores características de personalidade, exceto uma: não era uma pessoa transparente. Ninguém sabia o que se passava dentro dele. Esta característica corroeu sua personalidade como traça. Levou-o a ser infiel a si mesmo, perder a capacidade de aprender.
Tinha tudo para brilhar, mas aprisionou-se ao calabouço dos seus conflitos. Antes de trair Jesus, traiu a si mesmo. Traiu sua consciência, seu amor pela vida, seu encanto pela existência. Isolou-se, tornou-se autopunitivo. Não compartilhou dos sonhos de Jesus.
Jesus, o maior vendedor de sonhos de todos os tempos, contrariando a lógica, escolheu uma equipe de jovens completamente despreparada para executar um grande projeto. Os discípulos correram riscos ao segui-Lo, mas Ele correu riscos incomensuravelmente maiores ao escolhê-los.
Ele tinha pouco mais de três anos para ensinar-lhes. Era um tempo curtíssimo para transformá-los no maior grupo de pensadores e empreendedores desta Terra. Almejava lapidar a sabedoria na personalidade rude deles e torná-los capazes de incendiar o mundo com Suas idéias, e desse modo mudar para sempre a história da humanidade.
A escolha de Jesus não foi baseada no que aqueles jovens eram, mas no que Ele é. A autoconfiança e a ousadia de Jesus não têm precedentes. Ele preferiu começar do zero, trabalhar com jovens desqualificados a trabalhar com os fariseus saturados de vícios e preconceitos.
Sem sonhos a vida é como uma manhã sem orvalho e árida. Jesus andava aos brados pelas cidades, vielas e na beira das praias, discursando sobre os mais belos sonhos. Seu discurso era contagiante. Seus ouvintes ficavam eletrizados. Seus sonhos traziam dignidade à existência tão breve e tão sinuosa.
Quais foram os principais sonhos que abriram as janelas da inteligência dos discípulos e irrigaram suas vidas com uma meta superior? O sonho de um reino justo, um reino onde a paz envolveria o território da emoção e as angústias e aflições não seriam sequer recordadas; o sonho de liberdade, Jesus falava sobre a falta de liberdade interior, que é mais grave e sutil que a exterior;  o sonho da eternidade, sem dúvida a continuidade consciente e livre da existência é o maior de todos os sonhos;  o sonho da felicidade inesgotável, Ele bradou a todos que quem tivesse sede emocional bebesse da sua felicidade, quem fosse ansioso bebesse da sua paz. Jamais alguém fez esse convite em toda a história. Nunca ninguém foi tão feliz na terra dos infelizes.
A morte o rondava, mas Ele homenageava a vida. O medo o c
ercava, mas Ele bebia da fonte da tranqüilidade. Que homem é esse que revelava uma paixão pela vida quando o mundo desabava sobre Ele? Que homem é esse que discursava sobre o prazer na terra do terror? Sem dúvida, Ele é o maior vendedor de sonhos de todo o tempo!
Sem sonhos, os pequenos problemas ficam insuportáveis, as perdas são insuperáveis, as decepções se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fonte de medo.
Sonhos são bússolas do coração. Meros desejos não suportam o calor das dificuldades, sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós.
Libere sua criatividade (sonhe os sonhos de Deus para você). Sonhe com as estrelas para poder pisar na lua. Sonhe com a lua, para poder pisar nas montanhas. Sonhe com as montanhas, para pisar sem medo nos vales das suas perdas, dores e frustrações.
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade.” Fp 2:13

Augusto Cury, em “NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário