quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Homens de Visão

“Ser visionário é acreditar nas promessas de Deus.”
Nos dias de hoje, no mundo dos negócios, sucesso terá apenas os homens que tiverem visão. Mas não é de hoje que sabemos que ser visionário é uma característica necessária principalmente aos homens de Deus.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”, (1 Samuel 16: 7)
Ter uma visão além dos limites é preciso para quem busca uma vida cristã saudável e próspera em todas as áreas.“Para ser um homem visionário é preciso deixar de usar os olhos carnais, aprender usar os olhos espirituais e começar a ver as coisas além dos limites físicos. Em suma. É preciso ter fé!” by doutor fé
O visionário é aquele que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência. Ele não enxerga apenas o presente: enxerga também o futuro. É capaz de prever tendências e de antecipar mudanças, em vez de ser simplesmente atropelado por elas.
No mundo corporativo um profissional assim é extremamente valioso para qualquer negócio. Tanto que as empresas à frente de seu tempo já têm até um nome para ele: CVO – Chief Visionary Officer. Porque não na igreja ter um: CVC – Christian Visionary Church.
Se da onde estivermos olharmos para á frente, a nossa visão terá um alcance limitado até as paredes dos prédios que estarão a nossa frente, se subirmos no mais alto prédio o alcance da nossa visão se estenderá, mas estará limitado até encontrarmos uma grande colina, se subirmos na mais alta colina o alcance da nossa visão estará fisicamente limitada ao alcance dos nossos olhos, para ultrapassarmos esse limite é preciso olharmos com outros olhos, é preciso que usemos os nossos olhos espirituais.
A maior parte das pessoas desconhecem esse assessório, muitas das dificuldades que passamos são oriundas da falta de visão espiritual. Vivemos inseridos em um mundo material, porém somos um “espirito”. É o mundo espiritual que rege nossas vidas. E, é o nosso espírito que sobreviverá para a eternidade. Assim, o espirito como a carne também têm uma visão só que no caso da visão espiritual é preciso que aprendamos distingui-la e exercitá-la e usá-la com mais frequência. Quando entendemos esse processo usamos o nosso espirito interagindo continuamente com o Espirito de Deus, que nos dá a visão espiritual e dessa forma somos por Ele guiados onde quer que seja.
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”(Romanos 8: 16)
13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16: 13)
- Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. (Romanos 7: 14)
Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. (I Corintios 15: 44)
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. (I Corintios 15: 46)
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.(I Corintios 2: 14)
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. (I Coríntios 2: 13)
Satanás é denominado príncipe das trevas porque atua por meio da ignorância, inclusive a ignorância é chamada na bíblia de trevas. Vamos conferir isso no versículo a seguir:
Os seres espirituais adversários do Reino de Deus trabalham a partir da falta de conhecimento, induzindo o ser humano a agir de forma contrária àquilo que é estabelecido por Deus, fazendo o homem andar em direção contrária ao projeto de Deus para sua vida em prejuízo para si mesmo. (Colossenses 1: 12 e 13)
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (I Corintios 2: 15)
“O sabotador coloca astutamente armadilhas em nosso caminho, caímos porque nossa visão física não permite enxergá-las, pois, essas armadilhas só podem ser vistas se usarmos os nossos olhos espirituais. E isso só acontece pelo fato de serem “armadilhas espirituais malignas num mundo material”. by doutor fé
Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.(Isaías 55: 9)
Como poderíamos ver fisicamente algo que acontece no mundo espiritual?
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”, (1 Samuel 16: 7)
16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. (2 Reis 6: 16 e 17)
Quando uma doença grave apodera-se de alguém via de regra a visão dessa pessoa e de outras, inclusive o médico é que ira morrer, pura e destruidora visão física, você já deve ter ouvido dizer que a fé opera o milagre, porem a fé só é possível se enxergarmos a situação com os olhos espirituais.
É impossível fisicamente alguém com porte físico de Davi derrotar um gigante de três metros de altura, armado até os dentes, treinado para guerrear e experiente na arte da luta. Todos os que estavam em torno de Davi nessa oportunidade tinham a convicção de que seria impossível, porém Davi conseguia ver de outra maneira. Davi, foi treinado por Deus quando cuidava das poucas ovelhas de seu pai na ocasião do urso e o leão. Davi via com seus olhos espirituais e não físicos. Quando usamos nossos olhos espirituais em situações difíceis como essas temos a certeza de que nada torna-se-á impossível. Nessa hora o medo que é um sentimento estritamente físico sai de cena, entra a fé e por consequência o ambiente da operação do milagre acontece.
27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.(Hebreus 11: 27) [ênfase adicionada]
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gênesis 3: 7)
E abriu-lhe Deus os olhos, e ela viu um poço; e foi encher de água o odre e deu de beber ao menino. (Gênesis 21: 19)
Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. (Gênesis 3: 5)
Talvez uma das melhores amostras de homens de visão na bíblia aconteceram com Josué e Calebe.
Calebe cujo nome significa “homem de faro”, foi um homem de coração temente a Deus e que sentia de longe as artimanhas do inimigo, porque tinha coração contrito ao Deus da promessa. Ele tinha percepção aguçada e era um homem de espírito diferente.
Quando temos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a terra, de passar pelos problemas sem que os problemas nos vençam, porque mais forte é o que está em nós do que o que está no mundo. Calebe era filho de Jefoné, e chefe de uma das famílias de Judá, de onde procedeu Jesus.
Calebe tinha um espírito esperançoso e vitorioso. Era um homem de espírito e alma livre, queria vencer todas as barreiras e batalhas a qualquer custo.
Calebe e Josué foram os únicos que tiveram visão e voltaram com boas notícias acerca do lugar que iriam habitar.
Calebe e Josué entram na terra porque deram um relatório fiel, encorajador e de visão diante dos homens. Ele disse que bastava aos israelitas obedecerem às ordens de Deus para darem continuidade á conquista tão esperada.
No capítulo 14, verso 24, Deus lhe deu uma promessa de que receberia todo pedaço de terra que conquistasse, só porque deu um relatório encorajador ao povo, em contrastes aos relatórios negativos dos outros 10 espias.
“Ser visionário é acreditar nas promessas que Deus têm para nós”. by doutor fé
Curiosidade: Hebrom era chamada de Quiriate- Arba. Arba foi o maior homem entre os anaquins, que eram os gigantes que estavam na terra de Canaã, e nesta terra Sara foi sepultada.
Calebe e Josué perseveraram na fé, que era maior do que o temor, do que os gigantes que habitavam em Canaã. Ele viu o quão era difícil era entrar na terra, mas que iria conquistar através da perseverança e de um relatório fiel.
Com idade de 85 anos, reivindicou essa promessa. Apesar da idade, ele ainda tinha a força de um jovem. ( Josué 14.06-15 e 15.04).
Um adorador não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos, a sua visão. Não é por ser de idade avançada que alguém não vai conquistar batalhas, nem vencer a guerra. Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor, pois só vence quem não para de lutar.
Seja como Calebe, ousado e determinado e visionário. Idade nunca será empecilho.
O justo florescerá como a palmeira e ainda na velhice dará o seu fruto. (Salmos 92.12-14)
Como ter visão e entrar na terra de Canaã?
Ter fé e visão: Em Números 14.07 vemos como Calebe era ousado. Ele proferiu para o povo que, se eles não fossem rebeldes contra o Senhor e não temessem, iriam destruir os gigantes como se come pão. Iriam rasgar os inimigos nos dentes.
Andar em obediência: Por isso atraiu a glória de Deus para si. Se você quer atrair essa glória, faça como Calebe, ande em obediência.
Não ser apenas idealista: Calebe era sonhador, mas realista. Quem é só idealista apenas fica pensando em conquistar, em o que fazer, fica colocando obstáculos, fica em dúvida, se algo vai dar certo, têm a mente passiva e nem sabe o que Deus quer para a sua vida. Os realistas sonham e conquistam.
Perseverar até o fim: Quando temos obstinação por um sonho, não recuamos diante de nenhuma adversa. Pelo contrário avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes encontrados na terra que Deus nos deu. Os gigantes foram feitos para morrer em nossas mãos. Deus disse que daria autoridade sobre as nações para quem perseverasse até o fim.
Ouvir a voz do líder: Quando ouvimos a voz do líder que tem intimidade com Deus conquistaremos o fruto da terra, (Números 14.24).
Ter unidade: Calebe e Josué eram UM. Os outros dez espias, apesar de estarem com os dois, de terem saído no mesmo momento e investigado a mesma terra, eram incrédulos. Calebe os confrontou, dizendo que Deus iria entregar Canaã, mas os 10 insistiram que era impossível, (Números 13.30 e 31).“Para chegarmos a Canaã, temos que passar pelo deserto, mas, isso não que dizer que tenhamos que ficar 40 anos nele. Chegou o dia final, o basta de Deus para entramos em Canaã. Quem estiver deitado sente quem estiver sentado se levante, e quem estiver de pé ande. Quem estiver andando corra, que estiver correndo VOE”. 

Doutor Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário