segunda-feira, 2 de julho de 2012

PERTURBANDO O UNIVERSO

Será que uma pessoa consegue crer mesmo quando DEUS lhe parece um inimigo? Ou será que a fé é apenas mais um  produto do ambiente, da cultura e das circunstâncias?  Jó foi condicionado a amar a DEUS, satanás sugeriu. Retire as recompensas e veja sua fé sucumbir. A Aposta testou sua teoria.
Jó calou seu acusador ao declarar sua fé apesar do que acontecera. Despojado de tudo, exceto de sua liberdade, ele exercitou aquela liberdade para crer num DEUS que não podia ver. E, em fazendo-o, estabeleceu um padrão para quem quer que venha a se defrontar com a dúvida ou o sofrimento.
Com muita freqüência, a decepção com DEUS remonta a circunstâncias parecidas com as de Jó. Um acidente trágico, uma doença terminal, o fim de um casamento podem estimular as mesmas perguntas que Jó fez. Por que comigo? Por que DEUS parece tão distante? Como leitores da história de Jó podemos ver por detrás da cortina uma disputa sendo travada no mundo invisível. Mas em nossas próprias tribulações não teremos tal perspectiva, quando a tragédia desabar, também ficaremos amarrados a um ponto de vista limitado, e o drama que Jó atravessou se repetirá em nossas vidas individuais. Mais uma vez DEUS permitirá que SUA reputação dependa da reação de seres humanos imprevisíveis.
Para Jó o campo de batalha da fé implicou a perda de bens e de familiares, poderemos nos defrontar com uma luta diferente. Mas, seja o que for, as tais circunstâncias adversas parecerão a verdadeira luta.
Porém, a batalha mais importante, conforme se vê em Jó, ocorre dentro de nós. Confiaremos em DEUS? Jó ensina que no momento em que a fé é mais difícil e menos provável, então ela é mais necessária. A luta de Jó apresenta um vislumbre do que, em outras passagens, a Bíblia descreve detalhadamente – a notável verdade de que nossas escolhas importam não apenas para nós e para nosso destino, mas, surpreendentemente, para o próprio DEUS e para o universo que ELE governa.
Permaneceremos fieis a DEUS durante as tribulações?
Cada ato de fé realizado por nós é como um soar de um sino, e uma fé como a de Jó ecoa por todo o Universo.

Philip Yancey em “DECEPCIONADO COM DEUS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário