quinta-feira, 5 de abril de 2012

Examinando a real intenção do coração



Não escuto Diante do Trono, André ou Mariana Valadão. Também não gosto de Aline Barros ou Régis Danese. Não escuto por uma questão de gosto. Não gosto desse estilo musical. Não curto igrejas cheias de revelações (essas que os caras falam até o número do CPF do cidadão). Não gosto de bordão gospel que mais se parece com mantra: o famoso “tá amarrado”. Não gosto de cultos onde o nome de satanás é mais falado que o doce nome de Jesus. Acho chato conversar com gente que vê anjo, fala com anjo, sonha com anjo. Nunca li nada do Pr. Silas Malafaia, não conheço Renê T.Nova e nem assisto ou contribuo para R.R.Soares.

Mas acusá-los de hereges isso eu não posso. Condená-los? Jamais. Por quê? Porque não os conheço. Tirar conclusões baseado no que os outros dizem ou escrevem? Não. Não posso e não vou. Conheço um monte de gente benção que escuta e gosta, que lê e é edificado, que contribui e se sente bem.

Odeio a “teologia da prosperidade”. Odeio porque ela não é teologia. De Deus ela não tem nada. Ela é uma mentira. Detesto a pregação de vitórias. Essas onde tudo vai dar certo. Onde tudo é “caetanizado”, (tudo é lindo).

Mas eu gostaria de atentar para um caso muito curioso. Leio muito. Leio livros. Leio blogs. Leio revistas. Leio de tudo. Vejo muita coisa. Respeito as opiniões. Só que de uns dias pra cá eu tenho percebido que o povo de Deus tem perdido muito tempo apontando os erros de pastores e líderes. Se você me falar sobre os brigões da TV, já escrevi o que penso sobre eles. Só que tenho prestado atenção que as criticas caem sempre em pessoas que são bem sucedidas financeiramente. Não será isso a única coisa que incomoda os críticos? Não estou nem de longe pregando amizade com os falsos profetas ou tolerância com o pecado. A igreja de Tiatira foi exortada sobre isso. Leia Apocalipse 2. Mas pergunto: Qual é o erro? O fato de alguns transformarem ministério em carreira ou o fato de transformarem ministério em carreiras muito rentáveis?

Aqui em Belo Horizonte temos um exemplo maravilhoso. Foi proibido as sacolas plásticas. Disseram que era por causa do meio ambiente. Será? Se você quiser comprar trinta cada vez que for ao supermercado, você compra. Então a justificativa de preservação do meio ambiente foi “por água abaixo”. O que realmente queriam, era colocar mais essa conta nas costas do consumidor. Era uma questão de economia e não de consciência ambiental.

Penso que em alguns casos é isso que acontece com meus irmãos. Os que são agora chamados de hereges seriam aplaudidos se pregassem a mesma mensagem e distribuíssem toda riqueza aos pobres? O que realmente está incomodando é a mensagem? Não seria a grana que esse pessoal ajuntou que realmente está incomodando? Conversei com uma pessoa que reclamava do salário. Um dia, o patrão chegou com um carrão e ela ficou transtornada. - Como pode me pagar essa merreca e andar de carro importado? Dizia ela. Então eu perguntei: É o seu baixo salário que incomoda, ou o fato do seu patrão ter um carrão? Qual é a sua real indignação? O que realmente te chateia?

Não acredito que devamos fechar os olhos para uma turma que envergonha a Verdadeira Igreja Cristã. De jeito nenhum! É só um conselho. Avaliemos nossa real motivação. O que realmente está em nosso coração? Zêlo pelo Evangelho ou inveja dos outros? Amor a pureza ou birra do sucesso dos outros?

Quando o cidadão pregar outro evangelho, temos que ensinar que o que ele está pregando é inverdade. Mas ficar repassando para a sociedade o que ele acumulou de riquezas é perder tempo, pois, ele terá que, verdadeiramente, acertar suas contas com Deus.

Vamos fazer diferença. Vamos trazer As Boas Novas da Graça. Vamos espalhar que o amor de Deus foi capaz de doar seu único filho para homens miseráveis. Vamos trazer luz aonde as trevas tem cegado as pessoas. Vamos mostrar ao mundo que somos livres, por isso podemos deixar o pecado. Por isso podemos escolher o certo. Vamos salgar o mundo antes que todos apodreçam. Defendamos o Evangelho. Somente o Evangelho. Ensinemos o Evangelho. Gastemos tempo evangelizando.

Atitudes erradas são como areias movediças puxam sempre pra baixo. Se alguns líderes estiverem enriquecendo ilicitamente, mentindo, eles estão certamente se enrolando e mais cedo ou mais tarde, terão sua devida paga. Nada fica encoberto por muito tempo e quem estiver enganando o povo terá que acertar as contas com Deus. Tenha certeza disso. Mas se estivermos nos preocupando com a vida alheia (e boa) dos outros por pura inveja também teremos que acertar isso em algum momento.

Vamos sim, espalhar o verdadeiro e único Evangelho. Sem heresias e sem confusão.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. Fp 4.8,9

Deus oriente.


Visite o Blog: http://marcuskiko.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário