sexta-feira, 2 de março de 2012

RESSUSCITANDO SONHOS (Pastor Cyro)

Passagem Bíblica: João 4.15-18;28-29; Colossenses 3.8-10
Memorizar: Marcos 5.36

Introdução
Desde a infância, as mulheres são bombardeadas com a figura do príncipe encantado. Filmes, desenhos, livros, tudo remete ao encontro da princesa com seu esperado homem perfeito. Sonhar com o “prometido” de Deus, é a mesma coisa que esperar um príncipe perfeito e encantado? A figura do príncipe encantado alimentada pelos filmes nos faz pensar que o príncipe nunca teve dificuldades na administração do castelo, ou problemas com seus súditos, nem mesmo esqueceu um compromisso com a princesa. Isso gera a falsa expectativa do “perfeitinho”. De qualquer forma, a espera é difícil e a ansiedade pode tomar conta do coração, tirando o foco principal da vida. Além de poupar o sofrimento, as atitudes no “antes” são importantes para um futuro relacionamento. A história do príncipe encantado parece muito atraente, mas na realidade a graça está na construção de um relacionamento de respeito, amor, amizade, renúncia, confiança e disposição para juntos servirem como referencial. A aflição pode representar a falta de confiança nos planos de Deus e acaba nos fazendo ignorar sinais importantes que expressam a vontade divina e que é o melhor para a nossa vida.

A Incredulidade é o Maior Inimigo de Nossos Sonhos
A insistência na procura por um relacionamento amoroso pode trazer frustração, situações difíceis, tristeza e arrependimento. Quantas moças acabam trazendo marcas por más escolhas! Algumas seguem repetindo os mesmos erros na intenção de finalmente encontrar o homem perfeito. A melhor decisão, porém, é entender que muitas vezes é melhor estar só pra que possamos saber o que Deus quer tratar em nós de maneira individual.  A Bíblia fala sobre confiar e esperar. Quando a voz de Deus deixa de ser ouvida, os desejos do coração acabam ficando confusos e podem enganar. Jeremias 7:9 fala que o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa. A falta de foco nessa fase pode causar a troca do melhor de Deus pelo disponível. Por isso, é importante que a espera seja marcada pela sabedoria e pela busca ao Espírito Santo.
A Ansiedade é o Oposto da Fé
Às vezes, a espera é mais longa para algumas. A apreensão e o medo de não encontrar alguém que garanta companhia, cumplicidade e proteção podem gerar fragilidade e baixa auto-estima, deixando as mulheres vulneráveis. Na ânsia de fazermos as coisas do nosso jeito, muitas vezes nós mesmos nos damos a confirmação do que queremos. Daí a importância de avaliarmos qual é a real motivação do nosso coração quando damos qualquer passo na nossa vida. Quando a ansiedade cresce em nós, nossa fé diminui.
Temos que Descansar no Senhor

O foco e a confiança são sempre importantes e fazem a diferença. A entrega e consagração a Deus devem acontecer antes do início do relacionamento, assim será um diferencial. Os namoros mais bem sucedidos começam com boas amizades, por isso seja mais amiga e procure olhar mais ao seu redor. Procure fazer planos com alguém que valorize vidas. O compromisso com o Reino é a melhor parte dessa história. Então avalie seu coração, veja o que realmente tem sido valor pra você, dê frutos e marque sua geração. Confie, deleite-se, entregue e descanse no Senhor.
Deus Tem Planos Novos Para Nós Todos os Dias
Creia que Deus é um Deus de renovo. Ele está disposto a nos abençoar todos os dias.
Muitas vezes situações do passado nos intimidam e fazem com que recuemos e deixemos de acreditar no novo de Deus. O diabo quer nos prender ao passado, mas ele não pode mais nos acusar. Temos que tomar posse do perdão, pois o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (I João 1:9). Para a mulher samaritana, seus maridos, suas aventuras afetivas, suas falsas esperanças, suas crenças e conceitos eram prioridades. Suas mágoas e ressentimentos de seu povo bloqueavam seu potencial e  reduziam suas possibilidades, mas Jesus a curou, restaurou e mudou sua vida e ela pode testemunhar o que Ele havia dado a ela uma nova oportunidade. 

Os Sonhos Que Deus Tem Para Nós Precisam Ser Ressuscitados.
Quando Jesus recebeu o pedido de Jairo para ir ver sua filhinha, ela estava apenas doente. Quando Jesus chegou à casa dele ela já havia morrido. Quantos sonhos aquele pai tinha para a sua filhinha, quantas vezes ele pensou no tempo em que ela cresceria, lhe daria netos, e agora estava morta. Mas atendendo o pedido daquele pai, Jesus ressuscitou seu sonho e lhe trouxe a menina de volta.  Jesus nos motiva a sonhar outra vez, Ele revive sonhos mortos e não realizados, projetos e planos abandonados! 
Devemos Apresentar Nossos Sonhos a Deus

Não podemos compartilhar nossos sonhos com quem não sonha, ou sonha menos do que nós. Quem sonha também, ao ouvir seu sonho se animará. Não permita que seus sonhos sejam sepultados! Muitos de nossos sonhos morreram em conseqüência de nossos pecados, mas podem ser refeitos e reconstruídos pelo Senhor. Aquele desejo de sermos usados por Deus, de influir positivamente em Sua obra, de fazer diferença na sociedade em que vivemos, e outros sonhos que tivemos para nossa vida familiar, profissional, tudo isso pode ser refeito por Deus. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida.” João 11.25. Se Jesus pode ressuscitar Lázaro que já estava em decomposição, imagine seus sonhos. Abra seu coração e apresente a Jesus os seus sonhos. Ele pode refazer seus sonhos e restaurar o que o inimigo roubou. Se continuarmos sofrendo todos os traumas deixados para trás, não encontraremos tempo e oportunidades para buscar os nossos sonhos do futuro. Não acharemos forças para enfrentar e vencer novos reveses que ainda encontraremos pela frente. Não podemos deixar de sonhar.

CONCLUSÃO
Nossos sonhos podem ser os sonhos de Deus para nós. Às vezes os nossos desejos parecem loucura até aos nossos olhos, por isso desistimos deles e vivemos frustrados. Porém, se mantemos uma comunhão constante com Deus, Ele irá manifestar Sua vontade nas nossas vidas. O que parece impossível para nós, acontece. Estar em comunhão com Deus é observar Sua palavra, conforme está escrito em Colossenses 3.8-10: “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Nós fomos alcançados pela graça de Deus, devemos nos render Àquele que nos alcançou. Pela fé devemos atender adequadamente ao chamado de Jesus para Ele ressuscitar nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário