segunda-feira, 5 de março de 2012

O exemplo de Geazi



Suportar as frustrações é bem mais difícil do que parece. Muita gente boa, que andou com muita gente boa, não passou no teste de suportar frustrações. Você nunca perdeu as “estribeiras” quando se viu abraçado por frustrações, buscando fôlego feito afogado e condenando meio mundo por causa de seus problemas? Quantas vezes você não olhou no olho de alguém e não disse as verdades que queria e acabou nutrindo um sentimento que você não sabia qual era e agora descobriu que na verdade era frustração.

Veja a estória de Geazi. Passa boa parte da estória sendo chamado de “o moço do profeta”. Só isso; o moço do profeta. Dedicava-se a Eliseu, que um dia tinha se dedicado a Elias, e quem sabe, pensava em se tornar o próximo profeta de Israel. Mas ele caminhava e as pessoas diziam: lá vai o moço do profeta. Imagine as pessoas dizendo: – Moço do profeta avisa Eliseu pra orar lá em casa hoje. Imagina os meninos apontando para ele e gritando em alto e bom som, que Eliseu é o profeta e Geazi é só o moço do profeta.

Geazi via os milagres, participava das reuniões, sabia os discursos. Zelava por Eliseu. Servia de garoto de recado, mas não era respeitado como profeta. Era sem dúvida a pessoa mais próxima da pessoa mais importante na época, depois do rei.

Teve uma situação muito constrangedora na vida de Geazi:

“Partiu ela, pois, e veio ao homem de Deus, ao monte Carmelo: e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para a retirar; disse porém o homem de Deus; deixe-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor mo encobriu e não mo manifestou. E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: não me enganes? E ele disse a Geazi: Cinge teus lombos e toma teu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes; e; se alguém te saudar, não lho respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino…E Geazi passou adiante deles e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém…”

E o que aconteceu? NADA. Não aconteceu nada. Geazi fez tudo o que o profeta mandou. Mas não houve milagre algum. Bastou o profeta encontrar-se com o menino morto e aí veio o milagre. Não era só fazer o que o profeta mandou? Eliseu veio atrás consertar o que o moço não deu conta de fazer. Nem tendo toda a explicação, Geazi foi capaz de fazer.E se isso acontecesse com você? Você confiaria no profeta de novo? Geazi confiou e continuou servindo-o.E o que aconteceu?

“E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conhecia. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela”. 2 Rs 4.38-41

Nem um almoço Geazi? Nem um simples almoço?

Então, um belo dia a sorte resolver sorrir para Geazi. Naamã estava curado e queria agradar Eliseu, e como Geazi estava sempre ao lado dele, seria abençoado “por tabela”. Mas Eliseu recusou a oferta. Como pode isso? Os dias de vergonha terminariam. O profeta não querer sua paga tudo bem, era problema dele, mas Geazi merecia mais que ninguém essa “oferta”. Depois de tudo, merecia. Imagino a cabeça de Geazi lembrando tudo que vivera. A vergonha do almoço mal sucedido, o quase milagre, os dias na sombra do grande homem de Deus. Tudo seria diferente se o menino morto se levantasse, mas agora Naamã viera pra fazer justiça. Agora sim, chegara a sua hora.

“Então, Geazi, moço de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se desse alguma coisa do que trazia; porém tão certo como vive o Senhor, que hei de correr e tomar dele alguma coisa”. 2Rs 5.20

Mas…

“Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isso ocasião para tomares prata e para tomares vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas? Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve”. 2Rs 5.26,27

Tomar decisão baseado em frustração pode fazer você aceitar menos que merece, aceitar aquilo que ninguém quer.

Tomar decisão baseado em frustração pode fazer você perder a chance de aprender com uma pessoa mais experiente.

Tomar decisão baseado em frustração pode fazer você desobedecer e assim acarretar problemas para o resto da vida.

Não tome decisões baseado em suas frustrações. Deus está olhando por/para você. Mesmo que as coisas estejam num curso que você desconhece, mesmo que pareça que não vai dar certo, entregue teu caminho ao Senhor. Ele cuidará de você. Não passe o “carro na frente dos bois”. Deus tem a data certa pra você aparecer, para que todas as pessoas reconheçam seu talento e seus atributos. E, mesmo que isso não aconteça, Deus tem a Paz que excede todo entendimento, para alegrar teu coração. Esperar em Deus não é o mais fácil mas é o correto. Geazi não passou de moço do profeta para profeta, foi direto, num voo sem escala, para a lepra e a vergonha.

Pensemos!

Deus Abençoe!

Visite o Blog: http://marcuskiko.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário