sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fortes Saradas(Pastor Israel de Gouveia)

Parte 1

 
“Os homens da cidade de Jericó disseram a Eliseu: eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más e a terra é estéril.
Ele disse: trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram
Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; E disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá dai morte nem esterilidade.
Ficaram, pois, saudáveis aquelas àguas até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito”. 2ª Reis 2:19-22

Jericó tinha tudo para dar certo e ser muito abençoada, mas havia um porém; suas águas eram más, e isso fazia com que a terra ficasse estéril. Em outras palavras o problema da cidade era suas fontes. A situação de Jericó só poderia ser mudada se suas fontes fossem saradas.

O que Deus tem a nos dizer por meio desta história é que muitas vezes temos aparentemente tudo para dar certo, muitos de nós temos uma boa situação social, viemos de boas famílias, temos uma formação secular, nos consideramos inteligentes, temos um bom nome, uma boa religiosidade, pois até nos encontramos bem envolvidos com as nossas igrejas, tivemos um encontro pessoal com Jesus Cristo etc. Porém nossas vidas não frutificam. Imagino que o fato das águas serem estéreis, fazia com que elas produzissem uma substância maléfica que contaminava o útero dos animais, das pessoas e a própria terra, fazendo com que nada se produzisse nem frutificasse naquela cidade; havia um veneno abortivo.

Sabe qual a razão porque a maioria das pessoas não frutificam ou não dão os resultados que se esperam? É porque tal qual Jericó, suas vidas estão com um problema sério; as águas de suas fontes são más, envenenadas. Enquanto esse problema não for resolvido, inútil será qualquer outro esforço para contornar o problema.

Eliseu pediu um prato, colocou nele sal, jogou o sal sobre as fontes das águas de Jericó e estas se tornaram saudáveis até os dias de hoje, e toda a história mudou.

É importante prestar atenção para um detalhe; Eliseu resolveu o problema na fonte. De nada adiantaria jogar sal nos reservatórios da cidade, pois quando aquela água do depósito acabasse, certamente viria mais água envenenada, então era necessário tratar as fontes, era preciso tratar a causa e não o efeito.

Nosso Deus nos criou e nos salvou para a frutificação, pois o Senhor Jesus disse:

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda”. João 15:16

No entanto, nossa frutificação só é possível quando temos fontes saradas. Deus não nos fez estéreis, o mal que procede de nossas fontes é que nos torna estéreis. O perigo abortivo está nas fontes. Quem tem fontes envenenadas, até gera algo no mundo espiritual, mas os frutos não prosperam.

Tal qual Jericó nós temos fontes, Jesus disse:
“Quem crer em mim, como diz As Escrituras, do seu interior fluirão rios de águas vivas”. João 7:38

“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der, será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4:14

Quais são as fontes da vida? Ou como se manifestam nossas fontes? Vejamos Provérbios 4:23

“sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem às fontes da vida”.

Nossas fontes estão no coração.

“Não é o que entra no homem que o contamina, mas o que sai do homem, isto sim o contamina”
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem”

Porque do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Mateus 15:11, 18 e 19

“Acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é amargo e o que é doce? Certamente que não pode”. Tiago 3:11.
Parte 2
 


Provérbios 4:23
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem às fontes da vida”.

O Perdão é uma das fontes do coração. O êxito da vida depende essencialmente do Perdão.

A Prisão de Guantánamo, em Cuba, tem sido conhecida como a mais terrível e cruel prisão que existe, ali estão presos os piores terroristas do mundo, e eles recebem um tratamento a altura de seus crimes contra a humanidade. Os organismos de defesa dos direitos humanos, lutam para o fim daquele sistema penitenciário tão cruel e desumano. No entanto, existe uma prisão que considero pior do que Guantánamo; a falta de perdão. A falta de perdão é a pior prisão que a alma de uma pessoa pode ter. Normalmente as mágoas e rancores são marcas que ficam de um passado.

Nós somos produto do passado, mas não podemos ser prisioneiros dele.

A falta de perdão aprisiona quem nos ofendeu e a nós mesmos. As pessoas a quem não perdôo, estão presas a mim e somente serão liberadas no mundo espiritual quando eu as perdoar. É como se eu estivesse carregando o peso de todas aquelas pessoas em minhas costas. Portanto perdoar é devolver ao outro e a mim mesmo, o direito de ser feliz.
No Evangelho segundo escreveu Mateus encontra-se a parábola do credor incompassivo e diz o seguinte:

“Por isso o reino dos céus, é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com seus servos
E passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos.
Não tendo ele com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher e os filhos e tudo o que possuía, e que a dívida fosse paga.
Então o servo prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo e tudo te pagarei.
E o Senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora, e perdoou a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava dizendo-lhe: paga-me o que me deves.
Então o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo e te pagarei.
Ele, entretanto não quis; antes, indo lançou-o na prisão, até que saudasse a dívida.
Vendo os seus companheiros o que havia passado, entristeceram-se muito, e foram relatar ao seu senhor tudo o que acontecera.
Então, o seu senhor chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela divida toda porque me suplicaste;
Não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida
Assim também meu pai celeste vos fará, se do intimo não perdoardes cada um a seu irmão”.
Mateus 18:23 -35

Há algumas considerações importantes a fazer sobre este texto:

Primeiro - Precisamos ter em mente que a Palavra de Deus é verdadeira, ela se cumpre cabalmente, e se Deus está dizendo aqui que o perdão que recebemos precisa ser repassado ao nosso próximo, do contrário seremos punidos com açoites, então isso é verdade e precisamos temer e tremer diante desta Palavra. Há uma condição, se não perdoarmos o nosso próximo as ofensas que sofremos, também nosso pai celestial não perdoará nossas ofensas contra Ele.

Segundo - É importante notar a diferença dos valores da dívida que havia na vida destes dois homens; O primeiro, que nos representa em relação a Deus, devia o equivalente em moeda de hoje, a 60 milhões de denários, ou seja, 60 milhões de dias de serviços. O que resultaria em mais de 164 mil 383 anos de serviços, portanto era uma dívida impagável. Enquanto isso, o segundo homem que representa o nosso próximo em relação a nós, devia o equivalente a 100 dias de serviços, ou seja, um pouco mais de três meses de trabalho. Com isso o Senhor quer nos ensinar que, por mais que seja grande a ofensa que sofremos, nada se compara ao grande Perdão que Ele nos oferece.

Terceiro - No verso 35, Jesus diz que o Pai Celestial fará o mesmo que o senhor daquele servo mal fez, se do íntimo não perdoarmos aos que nos ofendem, isto fala da necessidade de perdoar sinceramente e não apenas de aparência. Certamente não esqueceremos o mal que as pessoas nos fizeram, porém ao perdoar, quando nos lembrarmos das ofensas, não sofreremos a dor que a lembrança provocava em nós, antes de perdoarmos.

Quarto - Aquele que não perdoa é entregue aos verdugos, ou seja, seremos açoitados, não por um homem com um chicote, mas pelos açoites na alma; Dores, aflições, tristezas, remorsos etc.

Perdoar não é um sentimento e sim uma DECISÃO, em obediência ao Mandamento do Senhor.

Uma pessoa que não consegue perdoar tem sua vida dirigida por mágoas e ressentimentos, e, certamente não pode prosperar nem frutificar.

Nada poderá mudar o passado, a não ser o Perdão!

Parte 3 





Provérbios 4:23
“sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem às fontes da vida”.

A Generosidade é um sentimento que brota do coração, portanto é uma fonte que precisa estar sarada.

Provérbios 4:23
“Aquele que retém além do que é justo, ser lhe á em pura perda”. Provérbios 11:24

Generosidade é a liberalidade que temos para dar a Deus e ao próximo das coisas que chegam em nossas mãos. Sem entender o princípio da mordomia, é difícil nos tornarmos generosos. Salmo 24:1 diz:

Provérbios 4:23
“Do Senhor é a terra e tudo o que nela há, o mundo e todos os que nele habitam”.

Não somos donos de nada, e sim mordomos. O mordomo administra aquilo que pertence a outro. Somos administradores de todas as coisas que Deus nos concede, tais como; a vida, o tempo, os talentos, os bens, o dinheiro e a mensagem do Evangelho.

Provérbios 4:23
“Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”. 1ª Coríntios 4:2

Despenseiro é sinônimo de mordomo. Uma vez que o cristão entende o princípio da mordomia, fica mais fácil praticar a generosidade.

Toda prosperidade está ligada à mordomia. Por exemplo: No que se refere às finanças, Deus afirma em Malaquias capítulo três que: Aquele que é fiel em devolver ao Senhor os seus dízimos e ofertas, o Senhor vai repreender o devorador em sua vida, para que não nos consuma a prosperidade. Este verso nos ensina quem se encarrega de resolver as maldições financeiras em nossas vidas. É o próprio Senhor, quando trazemos todos os dízimos à casa do tesouro: (Malaquias 3:10).

Também A Palavra do Senhor nos ensina que a devolução daquilo que o dono de tudo requer de nossas mãos, tem que ser prioridade:

Provérbios 4:23
“Honre ao Senhor com as primícias de teus bens e de toda a tua renda;
E, se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares”.
Provérbios 3:9-10

Enquanto uma pessoa não entende este princípio, não poderá ser liberta da esterilidade, e esta, talvez seja uma das maiores provas de uma verdadeira conversão.

Precisamos entender que Deus tem coisas exclusivas, as coisas exclusivas reservadas para Deus, mostram que Ele realmente é Senhor e soberano do universo. Os primeiros frutos da colheita eram sempre de Deus. (Êxodo 34:26 e Provérbios 3:9-10)

A maneira como lidamos com o dinheiro, revela nossos corações mais do que qualquer outra coisa na terra. O dinheiro é a coisa que mais concorre com Deus na disputa por nossos corações.

Adão e Eva tinham tudo, menos a árvore do conhecimento do bem e do mal, esta era exclusiva de Deus; mas eles não se contentaram com o “tudo mais” e quiseram também aquilo que era só de Deus. Em todo o tempo, o diabo tentará nos fazer tocar aquilo que é exclusivo de Deus, mesmo que já temos o tudo mais, pois ele quer que cometamos o mesmo erro que ele cometeu. Ao praticar a generosidade, dando as primícias de toda minha renda para Deus, estou declarando que Ele é o primeiro em tudo mais na minha vida. Se Deus não é o primeiro, então Ele não é o meu Deus.

“Qualquer primícia que for entregue, nunca será perdida, porém qualquer primícia que não for entregue, sempre será perdida”.

As primícias santificam o todo:

Provérbios 4:23
“E se forem santas as primícias da massa, igualmente será a sua totalidade; Se for santa a raiz, os ramos também o serão”. Romanos 11:16

Quando entregamos as primícias por meio dos dízimos e ofertas, todo o restante do dinheiro que fica conosco será santificado, pois aquele dinheiro pode ter vindo de fontes malditas, tais como: Negócios desonestos, roubos, prostituições exploração etc.



Parte 4 

 
 
Sinceridade

Provérbios 4:23
"sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem às fontes da vida".

Ser sincero é uma qualidade que sai do coração. Então é uma fonte da vida Vejam a historia de uma menina de quatro anos, filha de um famoso escritor americano publicada na revista "Mensagem da Cruz"e que tem muito a nos ensinar. Como de costume, sua mãe lhe colocou para o sono da tarde e fechou a porta do quarto, ficando ela a sós. Então como o sono não chegava, ela começou a pensar no que fazer, pois para uma criança de quatro anos ficar quieta, só mesmo quando está dormindo.

Nesta hora ao ver uma caixa de giz de cera sobre a mesa de cabeceira, apanhou alguns e começou a desenhar uma série de figurinhas na parede do quarto. Somente algum tempo depois ela deu por conta que aquilo era um grave erro, então tentou limpar, mas a coisa só piorava, espalhando mais a tinta. Naquela hora ela percebeu que estava numa grande enrascada e começou a pensar em como sair dessa.

Foi ai que lhe ocorreu uma brilhante idéia; viu uma Bíblia sobre a mesa do quarto, começou arrancar algumas páginas e colar sobre aqueles desenhos na parede. Então pensou consigo mesma; agora está tudo bem, pois minha mãe vai ver que afinal eu fiz uma coisa religiosa e certamente não irá me punir. Quando sua mãe entrou no quarto e percebeu o ocorrido, pegou naquela criança, abriu a Bíblia em Provérbios 28:13 e mostrou para sua filha que daquele modo, ela jamais prosperaria, disciplinou-a, e certamente a livrou de uma futura vida de hipocrisia.

Infelizmente muitos cristãos agem da mesma forma, tentando sempre colocar uma capa religiosa sobre suas transgressões, fazem sempre algo que pareça bom para disfarçar a realidade de seus atos. Jesus chama isso de "sepulcros caiados". Uma das coisas mais perigosas para a vida de um cristão é quando o vírus da hipocrisia se aloja em seu coração. Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, sentimentos etc. Que na verdade não temos.

Jesus advertiu severamente aos fariseus hipócritas em Mateus 23:13 "Ai de vós fariseus hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens, porque não entrais, nem deixeis entrar os que estão entrando". Isto implica em dizer que um mau testemunho destrói num instante aquilo que levou anos para ser construído.

A palavra "hipócrita" vem do grego (hipócrites), que significa ator, capacidade de encenar ou representar. O caminho para a hipocrisia é a falta de sinceridade. Provérbios 28:13 definitivamente transformou minha vida: "O que encobre suas transgressões jamais prosperará, mas os que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". É muito importante perceber que o que encobre as suas transgressões, jamais prosperará. Quando a palavra de Deus fala jamais, significa que nunca, em tempo algum, uma pessoa fingida pode prosperar.

Sinceridade vem de uma expressão grega que significa sem cera, pois nos tempos antigos, se faziam máscaras de cera para as apresentações teatrais, então quando uma pessoa estava sem máscara, ela estava "sem cera" ou sincera. Só é possível prosperar na vida cristã, se tirarmos as nossas máscaras. Há uma tendência em todos nós para sermos fingidos, esta é uma herança de Adão e Eva que acompanha a carne, e, como a carne nunca se converte, mas precisa sempre ser dominada, então sempre teremos que lutar contra a hipocrisia Em Provérbios 28:9, temos também um ensinamento estrondoso: "O que desvia o seu ouvido de ouvir a minha lei, até a sua oração será abominável". Deus não ouve a oração de um coração fingido, porém quando nós pecamos e chegamos diante do Senhor com um coração penitente, Ele ouve e nos perdoa e assim alcançaremos misericórdia.

É importante ver que só vai alcançar misericórdia, aqueles que confessam e deixam as suas transgressões; é necessário deixar. Deus sabe que não somos perfeitos, mas ele deseja que sejamos sinceros. Se esta fonte da sua vida não estiver sarada, será estéril e amarga.

 

Fonte:Webservos

Nenhum comentário:

Postar um comentário