quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AS ESTAÇÕES DA VIDA

“Enquanto durar a terra não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor. Verão e Inverno, dia e noite”. Gênesis 8:22

As quatro estações do ano podem ser chamadas de: O ciclo reprodutivo da terra. Se há estações naturais, há estações espirituais. Não há como fugir das estações da vida espiritual, pois elas são indispensáveis para o processo de Deus na nossa frutificação.

PRIMEIRA ESTAÇÃO - INVERNO

Tempo de frio!

Normalmente o processo de Deus que visa tornar um crente frutífero, começa com o Inverno. É no Inverno que as folhas das árvores caem completamente, não tem flores, e não tem frutos. As imperfeições da árvore são manifestas, significando que nesse tempo, Deus começa por arrancar todas as nossas máscaras e fachadas de espiritualidade, Deus permite situações para expor totalmente a nossa realidade; é quando nossa sinceridade é conferida.

No Inverno, a árvore parece até que está morta, mas aquilo que parece a morte da árvore, na verdade é essencial para sua sobrevivência; a vida continua dentro da árvore, os nutrientes que eram usados para manter folhas, flores e frutos, agora são canalizados para o seu fortalecimento interior, preparando-a para um novo ciclo reprodutivo. Está provado cientificamente que no Inverno, as raízes das plantas se desenvolvem substancialmente e dão maior estabilidade para a árvore. Deus é especialista em nos fazer chegar ao fim de nós mesmos, nos fazer despojar de tudo, inclusive da nossa justiça própria, que não passa de um trapo de imundície (Isaías 64:6). Deus pode nos isolar, tirar nossa fama, nossa ostentação, sabedoria humana, orgulho, vaidades, cargos, etc. E nos despojar de tudo que é obstáculos para o nosso crescimento e frutificação.

SEGUNDA ESTAÇÃO - PRIMAVERA

Tudo se faz novo!

É conhecida como a estação das flores, flores falam de esperança de frutos, esse é um tempo maravilhoso da caminhada cristã, nesse tempo, os nossos sonhos são renovados, nossa vida ganha novos propósitos, nos enchemos de esperança, ganhamos um foco, um sentido, uma direção. É um tempo de harmonia e nossos corações estão cheios de fé, é um tempo em que tudo parece dar certo, nossos olhos brilham com facilidade, os dias ficam maiores do que as noites, significando que é um tempo de menos prova. Surgem novos rebentos em nossos galhos, o crescimento se manifesta, é um recomeço.

Precisamos ter cuidado para que nesse tempo, não nos esqueçamos do Senhor, pois há uma tendência de quando está tudo bem, perdermos a intimidade. Não se esqueça que a primavera da vida é resultado da chuva de Deus sobre ti. É aqui que queremos ficar; há certos momentos de nossas vidas que se pudéssemos, não deixaríamos passar.

Precisamos aprender a usufruir do melhor na primavera da vida, mas se as outras estações chegarem, precisamos estar prontos para passar por elas sem desfalecer.

TERCEIRA ESTAÇÃO - VERÃO

Tempo de calor!

Temos a tendência de não gostarmos do Verão da vida cristã, certamente é porque não entendemos os propósitos do calor para a vida espiritual, pois sem o Verão, os frutos não se desenvolvem.

No mundo natural, esse é um tempo em que o sol vem sobre a terra, buscar água para gerar nuvens, que posteriormente cairão sobre a própria terra para fazê-la frutificar. Esse é um tempo em que Deus nos dá a oportunidade de lhe oferecer os sacrifícios de louvor, pois sacrifício é aquilo nos custa fazer. O nosso louvor a Deus precisa subir justamente no tempo em que estamos no fogo da provação.

“Por meio de Jesus, pois ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome”. Hebreus 13:15

Aquilo que chamamos de crise, muitas vezes, Deus chama de propósitos. Pode acreditar que Deus tem propósitos nas nossas crises, alias há duas pessoas que podem tirar proveito dos momentos difíceis que vivemos: Deus ou o diabo. Há uma grande expectativa no mundo espiritual, do bem e do mal sobre nós quando as lutas vêm. O nosso adversário acredita sempre que nesse tempo, iremos nos desorientar e perder o foco da vida cristã, perder a direção e a convicção, desanimar, desiludir dos sonhos e amargurar o coração e finalmente murmurar contra Deus.

O Verão é considerado um tempo de deserto na vida de um cristão, porém no plano de Deus, quando um de seus filhos está no deserto, não é para sofrer os flagelos do deserto, e sim para aprender a viver sobrenaturalmente.

Estar num deserto não significa necessariamente ter um deserto dentro de si.



QUARTA ESTAÇÃO - OUTONO

Tempo de colher os frutos!

É no Outono que a maioria dos frutos amadurecem. Isto fala da consumação dos processos de Deus na vida de uma pessoa. É quando colhemos o cumprimento das promessas, é quando vemos os sonhos sendo realizados.

Podemos permanecer aqui por muitos anos ou até para a eternidade, desde que Deus não veja necessidade de repetir o processo, o que não hesitará em fazê-lo caso seja necessário.

Ouço as pessoas dizerem que se estivessem em outro lugar, poderiam frutificar melhor para Deus, do que onde estão no momento, alguns acham que se mudar de igreja ou mudar para um outro país, ou quem sabe mudar a aparência ou coisa assim, poderão frutificar melhor. No entanto, nós somos o que somos onde estivermos. Não é o lugar que faz uma pessoa, é uma pessoa que faz o lugar. Uma vez que uma árvore é estabelecida em um lugar, dificilmente será removida e transplantada em outro lugar, o que vai fazer a diferença, é a relação que temos com Jesus.

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
João 15:4-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário