sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reflexão

Esquecendo o erro passado e seguindo em frente

     2Cr 19:1-3

E Jeosafá, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém. E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR. Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus.

Fico a imaginar com algumas pessoas ficam presas ao passado, é bem comum as pessoas virem para Jesus trazendo um passado sombrio que não deve ser lembrado, e nós sabemos o que a Bíblia diz a cerca destas coisas, esquecendo das coisas que pra traz ficam e, Deus nos manda esquecer do passado,mas muitas vezes, mesmo estando com Cristo cometemos erros que atrapalham nossa caminhada com Jesus Cristo, atrapalham a nossa vida, e isto aconteceu com Jeosafá.

Jeosafá era homem de Deus, começou a reinar no lugar de Aza seu pai, e andou nos primeiros caminhos de Davi, Jeosafá levantou sacerdotes e levitas que ensinassem a lei do Senhor por toda a Judá, os judeus conhecendo palavra do Senhor se fortaleceu no Senhor, porque o conhecimento nos traz crescimento e fortalecimento espiritual, logo um pavor do Senhor tomou conta de todas as cidades vizinhas de modo que não quiseram mais pelejar contra Jeosafá, foi um dos maiores avivamento do povo de Deus na historia dos hebreus, a vida de Jeosafá era um exemplo a ser seguido tamanho foi a sua retidão com o Senhor e o povo, nada e nem ninguém tinha do que o acusar.

Até que ele se engrandeceu com muitas glórias e poder, seu coração parece ter esquecido dos mandamentos do Senhor e diz no capítulo dezoito que ele se aparentou com Acabe, que era rei de Israel e um homem terrível, idolatra, que não temia ao Senhor Deus de Israel, foi com este homem que Jeosafá se aparentou, no capitulo vinte e um, verso seis diz que seu filho Jeorão se casou com a filha de Acabe, era tudo o que Acabe queria, se aliar ao homem de Deus, que na verdade ele estava armando uma cilada para Jeosafá, quando Jeosafá foi a Samaria, cidade de Acabe, este matou grande quantidade de animais e fizeram um grande sacrifício, fizeram um grande banquete, para enganar e atrair a confiança de Jeosafá, depois do grande banquete, Acabe chama a Jeosafá para pelejar com ele, Jeosafá se compromete.

Dizendo que seria como Acabe, fazendo aliança com um inimigo do Senhor, uma aliança inconcebível, um homem de Deus se equiparando a um déspota, e assim ele foi a peleja, Acabe com sua astúcia, orientou a Jeosafá a vestir trajes reais enquanto ele, Acabe se disfarçava de soldado, e entrassem na peleja, Acabe sabia que o inimigo faria o rei como alvo maior, ele sabia que a vida de Jeosafá corria perigo, entraram na peleja, como Acabe previu, os soldados vieram contra Jeosafá, mas quando Jeosafá estava cercado e não tinha mais saída, ele clamou ao Senhor Deus que o livrou, isto chama-se: misericórdia do Senhor, diz a Bíblia que as misericórdias de Deus são as causas de não sermos consumidos, e isto aconteceu com Jeosafá, Deus o socorreu cumprindo o que diz o salmista: Deus é o nosso socorro bem presente no tempo da angústia, e diz mais: o anjo do Senhor acampa-se ao redor do que os temem e os livram, e Deus livrou ao rei de Judá, quando Acabe morreu, Jeosafá voltou para a sua casa e o homem de Deus saiu-lhe ao encontro e referiu estas palavras que lemos, Deus falou que o rei errou, mas tinha algo a seu favor, que ele buscou ao Senhor e andou em seus caminhos.

Sabe, eu aprendo aqui que mesmo sendo homem e mulher de Deus, somos propensos a errar o alvo, errar na caminhada, e tem muita gente que está nesta situação, ainda que temente a Deus cometeu erros na caminhada que parece que cortou-lhe as pernas espirituais e não conseguem caminhar, mas saiba que Deus nunca vai concordar com nossos erros, mas Ele nunca condena, Ele mostra o erro, mas da uma oportunidade para seguirmos em frente. Ele poderia condenar a Jeosafá, Jeosafá errou, mas ao invés disso, Ele mostrou-lhe o erro e disse algumas atitudes deste que atraíram a atenção de Deus, quem sabe você não esteja assim, eu quero com esta palavra te encorajar a seguir em frente, infelizmente você não pode voltar atrás, não pode fazer o tempo voltar, agora, você precisa passar por cima disto tudo e seguir em frente.

O que não pode é ficar parado, o inimigo quer que você pare, porque você parando é um alvo fácil para ele, saia desta prostração amado do meu Deus, Deus já te perdoou, tá na hora de você se perdoar, não fique remoendo um passado que já se foi, Paulo diz ao filipenses: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.(Fil 3:13, 14).

Siga o conselho de Paulo, Deus não vai perdoar um erro que Ele já perdoou, erro confessado é erro perdoado, e erro perdoado é erro esquecido, o filho pródigo, quando longe do pai, voltou na intenção de ser como servo, mas o pai lhe deu autoridade e roupas novas sem o acusar de uma ou outra coisa, faça como Davi, quando reconheceu o pecado com Bate Seba, se arrependeu, saiu do lugar de humilhação e seguiu em frente, eu oro para que Deus o desperte também, sei que esta mensagem falou ao teu coração, é Deus quem fala com você neste momento, pode ser um pecado, ou uma decisão errada que você tomou que veio te trazer prejuízo, já passei por isto e sei como é, mas eu me levantei e Deus me restaurou, agora estou aqui para te trazer estas boas novas: Jesus te ama e não quer te ver assim, Ele te da uma nova oportunidade, assim como foi com a mulher adultera em João capitulo oito. Ele falou com ela: vai e não peques mais, ou seja, mude de vida. Como está a tua vida? Quem sabe você esteja enterrando-se, se escondendo de tudo e de todos, Deus te diz: levanta-te, e siga em frente.

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário