domingo, 4 de setembro de 2011

As 10 chaves da Vontade de Deus para a Santificação (Jânio Santos de Oliveira Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro)

*

(Hb 12.14)

Por Santificação entende-se a Obra de Deus no novo homem, curando-o de suas enfermidades remanescentes do velho homem, que agora em Cristo foi e está crucificado ( Rm 6:6 ).
Nesta lição o aluno é convidado a fazer um exame de si mesmo, afim de que observe em que nível de santificação está vivendo, sabendo porém, que o Salvador Jesus nos ajudará em tudo.

A. DEFININDO A SANTIFICAÇÃO

A Santificação é um dos temas mais mencionados na Bíblia. Este é um assunto que é encontrado em toda a Revelação Divina. É desta forma, porque Deus a quem servimos é Santo ( Lv 19:2 ).

O Senhor, Único Deus, revelando-se a seus servos no Antigo Testamento, se manifestou intrinsecamente Santo ( I SM 2:2 ). Seu caráter é Santo ( Sl145:17 ) bem como todas as Suas obras.

Sendo Deus revestido de Santidade ( Sl 93:5 ) e rodeado do que é Santo, ordena que os seus servos sejam também santos ( I Pe 1:16 ).

Com efeito, Santidade é tema que o salvo não dever encarar de maneira ambígua e sem interesse. A atenção dos salvos deve estar em tudo que o Senhor ordena, e atenção redobrada deve ser dedicada à Santidade exigida por Deus ( Hb 12:14).
A definição de Santificação é separação. É o processo de separação para Deus e do mundo. É viver neste mundo sem ser do mundo ( Jo 15:19 ) e embora vivendo aqui, separar-se para Deus.

B. O CONCEITO DE SANTIFICAÇÃO

Santificação, portanto, é separação. Este é o conceito Bíblico de Santificação. Quando alguém ou alguma coisa é chamado de santo nas Escrituras refere-se a alguém ou algo separado. É algo ou mesmo alguém que agora está em posição e utilidade diferente da que se encontrava antes do chamado de Deus.

Em Êx 19:5-6 temos o chamado de Deus para a nação de Israel. O texto diz; " Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa.

" Conforme as palavras do texto Sagrado, podemos observar nitidamente o conceito de Santificação. Primeiro, Israel foi separado dentre todos os povos da terra. Segundo, a utilidade da nação de Israel sofreu grande alteração. Eles, os hebreus, agora servem a Deus e não a si mesmos. Terceiro, sua posição também foi alterada.

Antes eram como qualquer povo da terra, mas agora, após o chamado de Deus tornaram-se "possessão peculiar de Deus."

Observemos agora, querido leitor, estas mudanças que nos ensinam o conceito de Santificação. Analisemos o chamado de Deus, e também a mudança de posição e utilidade.

b.a - O Chamado de Deus

O chamado de Deus a Israel, como vimos, implicou diretamente na separação dos israelitas com relação aos demais povos da terra. Antes eles estavam misturados e andavam conforme as leis, costumes e pensar dos povos da terra.

Mas agora, após serem chamados por Deus, receberam novas leis e devem pensar segundo a vontade Daquele que os chamou, e também possuem novos costumes. Sobretudo agora estão separados dos demais povos.

O que causou tão grande mudança? A resposta é: O chamado de Deus. É o chamado de Deus, querido leitor, que mudou Israel. De modo igual, o cristão também foi chamado por Deus ( At 2:39 ).

Se alguém ouviu o evangelho, ouviu o chamado de Deus. Então uma vez chamado por Deus, as mudanças irão ocorrer. Antes o cristão vivia misturado ao mundo. Andava debaixo das leis do mundo ( direção do mundo ).

Tinha e apreciava os costumes do mundo. Pensava como todos que estão, sem Cristo, no mundo. Mas agora o salvo tem novas leis, quer pensar com a mente de Cristo ( I Co 2:16 ) e deseja abandonar todo costume fútil do mundo. E, especialmente deseja agora, ser alguém separado para Deus.

Assim como não caberia a Israel, depois de ter sido chamado tão maravilhosamente por Deus, viver do mesmo modo como vivia antes de ser tocado pelo Eterno, também não convém ao salvo andar de novo como aquele que recusa o chamado Divino.
O viver do salvo é um viver separado de mundo, e separado por causa de Deus e para Ele.

b.b. - Mudança de Posição

Israel depois do chamado foi separado e depois de separado teve sua posição mudada. Anteriormente a ser separado para Deus, a posição de Israel no mundo era de uma nação como as demais nações da terra.

Mas, logo a seguir ao toque de Deus, sua posição mudou. Agora Israel é a " possessão peculiar de Deus " ( Êx 19:6 ). Agora sua posição no mundo não é comum, mas especial.

Israel não é mais uma nação no meio das demais, mas uma nação escolhida por Deus. Sendo assim Israel ocupa agora, uma posição de destaque. Está nesta condição como a menina dos olhos de Deus ( Deuteronômio 32:10, Zc 2:8 )

Semelhantemente ocorre com o salvo. Sua posição foi mudada. Outrora ele era como qualquer pessoa comum. Agora, porém, é a menina dos olhos de Deus. Agora ele está em posição de destaque.

A mudança de posição está diretamente relacionada ao conceito de Santificação.

b.c - Mudança de Utilidade

A Santificação também implica em mudança de utilidade. A utilidade de Israel também foi mudada. Antes da obra de Deus na vida de Israel sua utilidade era uma e Agora é outra. Qual é agora, depois do chamado de Deus, a utilidade de Israel? A utilidade de Israel Agora é ser ‘‘ nação sacerdotal... ‘“‘ “pois Deus disse: “...” e vós sereis para mim reino sacerdotal...” A utilidade de Israel mudou drasticamente.

Alguém que se santifica para Deus verá sua utilidade mudada. Antes de ocorrer a santificação, a pessoa serve aos seus próprios propósitos, aos seus próprios interesses, serve a si mesmo e ao mundo.

Por exemplo: onde está a inteligência, o vigor físico, o tempo, os talentos e os dons naturais, da pessoa sem Cristo? Não está porventura a serviço de si próprio? Não está serviço dos próprios interesses? Não está à disposição da própria manutenção? Dos próprios planos e sonhos? Mas uma vez que esta pessoa conhece a graça a Cristo em sua vida e nasce de novo, santificando-se para Deus, sua utilidade neste mundo mudará drasticamente. Agora a utilidade desta pessoa é para Deus.

Agora tudo que ele é e até mesmo o que ele tem está a serviço do seu Senhor. E assim como Deus quis usar Israel, quer também usar seus servos com base na santificação.

Conceito de Santificação

É correto asseverar que se o cristão não está separado do mundo, isto é, ainda se apega a ele, significa que este irmão ainda resiste quanto à sua mudança de posição. Ou seja, ele continua vivendo como antes da conversão.

E não permitiu mudar de utilidade servindo ainda a si mesmo e não sendo vaso útil nas mãos do Deus Vivo. Este alguém não está ainda Santificado.

C. A SANTIFICAÇÃO É REQUERIDA POR DEUS

Há muitíssimas provas nas Escrituras que demonstram irrefutavelmente que o Senhor Deus requer santidade de seus servos. Santificação que alcance todas as áreas da vida de um cristão.

Leiamos os seguintes textos:

(Lv 19:2 ; 20:7 ;

Jo 17:17 ;

I Co 1:2;

Hb 12:14

I Pe1:15 ;

I Cr 15:14 ;

Rm 6:19,22;

Ef 1:4 ;

Ap 22:11;

Is 66:19

2 Co 7:1)

A Santidade convém aos que nasceram de novo.

D. OS PROPÓSITOS DA SANTIFICAÇÃO

Como foi observado anteriormente, o cristão deve procurar a santidade para sua vida. Ele não pode considerar que este é um assunto para depois. Um assunto para o tempo de aposentaria. Um assunto para depois da educação dos filhos, depois de completar o curso universitário, ou para depois as construção da casa própria. É um assunto urgente. É um assunto para hoje, para Agora.

Visto sua urgência e atendendo ao chamamento de Deus, o cristão deve perceber os propósitos da Santificação.

a. A santificação torna o cristão em um vaso útil para Deus

b. A santificação faz aumentar a autoridade do cristão.

c. A santificação torna a fé mais elevada

d. A santificação eleva a qualidade do testemunho neste mundo

e. A santificação leva o homem a ver a Deus

f. A santificação aumenta o discernimento espiritual

g. A santificação agrada a Deus e honra Seu nome

E. DEUS E O HOMEM COOPERAM NA SANTIFICAÇÃO

A Santificação é operada por Deus e desejada pelo homem. Deus quer santificação ( Lv 22:32 e I Ts 5:23 ) e de modo poderoso e sobrenatural opera a santificação do cristão.

Entretanto, o homem deve querer ser santificado e permitir a ação de Deus em sua vida. Se o cristão não permitir, Deus nada fará.

Mas se o crente ardentemente buscar sua santificação é certo que o Senhor Deus fará obra maravilhosa. Ele excluirá e incluirá coisas com o objetivo de santificar este irmão.

É precioso o trabalhar de Deus e o querer do homem. Havendo o querer do cristão e a confiança na obra perfeita de Deus, ocorrerá a bênção da santificação.

Um dos desafios para os cristãos em sua jornada espiritual é descobrir a vontade de Deus.

Como teremos a certeza de que estamos fazendo a vontade de Deus?

• Deus revela sua vontade através da Bíblia, onde descobrimos exemplos de pessoas que plenamente sabiam a vontade de Deus para suas vidas. Do estudo da Bíblia podemos conhecer o caráter de Deus, aprender e aplicar um processo prático para descobrir que Deus espera que:

“Sejamos e façamos”

Essas 2 palavras são importantes. A vontade de Deus primeiro envolve quem nós estamos nos tornando – maturidade de nosso caráter espiritual e emocional – e segundo o que estamos fazendo com nossas vidas.

Pela Palavra, a pessoa que Deus quer é aquela que seja semelhante ao caráter de Cristo e que esteja se movendo para a maturidade espiritual

Mais freqüentemente vemos que o foco está no que se está fazendo, não no que está sendo.

A Bíblia fala claramente que Deus quer que venhamos a dar frutos do coração, Ele não está preocupado com nosso ativismo. O ponto principal é: “Que tipo de pessoa nós estamos sendo?”

(Pv 3. 5-6) “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

(2 Tm 2. 21) “Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.”( Se foca no coração e no caráter )

• Se estivermos conectados com Deus e crescendo na sua graça, Ele promete direcionar nossos caminhos e nos guiar para onde vamos dar os frutos que Ele tem esperado de nós.

Procurar a vontade de Deus é a melhor e a mais sábia coisa que podemos fazer. Por quê?

• Deus é capaz de ver o fim através do começo

Ele vê a destruição ou a vida que não podemos ver. Ele sabe as avenidas que abrirá com fenomenais oportunidades para nosso crescimento para sermos vasos de honra.

• Deus é capaz de nos ajudar porque Ele nos criou e formou como somos.
Ele entende que somos únicos, nossa personalidade, nossas fraquezas. Vivendo a vontade de Deus poderemos cumprir o propósito pelo qual fomos criados.

• Deus é capaz de nos guiar fielmente para altos propósitos.

Muitas pessoas vivem de forma medíocre, preferem a zona de segurança a arriscar altos propósitos. Fazem boas coisas, mas não conhecem o melhor de Deus.

• Deus é capaz de remover impurezas e influências que podem nos destruir. Quando buscamos a vontade de Deus, Ele vai revelando, de acordo com a nossa capacidade de suportar, o que não lhe agrada.

• Ele é capaz de nos tirar de decisões e situações que podem diminuir nosso potencial.
Toda pessoa é criada com imenso potencial.

• Deus é capaz de nos suprir com um super natural recurso que nos permita viver no Espírito.

Tem um preço a pagar para descobrir. Pegue o caminho que é a Palavra para ir aprendendo a viver diariamente na Sua vontade, essa é a mais recompensadora decisão que podemos fazer.

Para conhecer a vontade de Deus, devemos conhecê- lo. A Bíblia diz quem Ele é realmente e intimamente.

(Jo 3.16) “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

(Jo 14.6) “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

(Rm 10: 9-10) “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”

(Ap 3.20) “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”

Se você nunca conheceu o Senhor, saiba que Ele tem um maravilhoso plano para sua vida. Mas primeiro necessita dar seu coração a Jesus. Se não fez, pode fazer orando:

“Jesus, admito que sou pecadora e necessito de perdão. Me perdoe por todas as coisas erradas que tenho feito. Eu acredito que o Senhor é o filho de Deus e que morreu na cruz por meus pecados. Acredito que ressuscitou da morte.

Entre na minha vida. Perdoe meus pecados. Me faça uma nova pessoa. Eu te dou a minha vida. Obrigada por me salvar. Em nome de Jesus, amém.”

A Bíblia diz que agora você faz parte da família de Deus, um de seus filhos, você pode agora confiantemente ter a certeza que Ele irá te guiar numa linda aventura nesta vida e na jornada pela Eternidade.

Como conhecer a Vontade de Deus?

Como alguém poderia tentar explicar a maravilha das maravilhas que seria conhecer a Vontade de Deus?

A verdade é que Deus tem na sua Palavra degraus que nós podemos ir subindo que podem nos ajudar a descobrir Sua Vontade.

Vamos compartilhar as chaves que são princípios básicos que não podem ser negligenciados se queremos a direção de Deus.

(I Co 13:12) “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho mas, então, veremos face a face. Agora o conhecemos em parte, então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.”

(Podemos cometer erros porque ainda não conseguimos ver tudo perfeitamente. Nosso senso de direção pode estar contaminado pelo mundo, pelo pecado e pelo inimigo.

Esta é a parte de estarmos vivendo num mundo caído.

I. A Vontade de Deus é sempre confirmada na Palavra.

• Os Preceitos da Palavra – Estão claramente definidos nas leis e instruções que Deus deu.

• Os Princípios da Palavra – Pode uma particular decisão ou direção não estar especificada na Palavra.
Pergunte a você mesmo se essa situação que está vivendo está nos preceitos de Deus ou é apresentada nos princípios aplicados através das histórias das Escrituras, que poderão ser para sua orientação.

• As pessoais promessas da Palavra de Deus - Deus fala pessoalmente, mas devemos cuidar para que a nossa “inspiração” esteja dentro dos preceitos e princípios bíblicos.

II. Obediência a Palavra e à sua Revelação.

Essencial para descobrirmos mais da Vontade de Deus. Se não fazemos o que Ele já nos tem instruído, não devemos esperar que Ele nos de algo mais. Ele quer que sejamos antes de fazermos.

III. A Vontade de Deus é entendida através da oração.

A oração vibrante, direta, consistente e persistente é essencial para conhecer a vontade de Deus. A oração sintoniza nosso coração com o de Deus. Jesus ensinou a orar.

(Mt 6: 9-10) “Vocês, orem assim: “Pai nosso, que está nos céus! Santificado seja o teu nome. “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”

- Jesus orou no Getsemani para que a vontade do Pai fosse feita.

IV. A vontade de Deus é descoberta através da ajuda das pessoas de Deus.

Características das pessoas que podem ajudar no processo de conhecer a Deus:

- Espiritualmente e emocionalmente maduras – são estáveis e que refletem o caráter de Cristo, objetivas dentro da Palavra, que tem verdadeiro amor e cuidado e compromisso ( seus conselhos são confiáveis).

V. A Vontade de Deus é descoberta através da sabedoria em utilizar experiências anteriores.

-O que a vida tem te ensinado?

-Onde você tem obtido sucesso no passado?

-Que erros você tem cometido?

VI. Deus nos mostra sua Vontade através da confirmação das circunstâncias e eventos.

Circunstâncias e eventos devem sempre ser vistos como uma luz de outros degraus necessários para a direção de Deus.

VII. Deus usa a influência da paixão pela santificação pessoal para nos ajudar a conhecer o que é o melhor.

É importante conhecer o que realmente amamos fazer e se há evidências de Deus ter abençoado esta paixão no passado. Devemos nos submeter a testes de afirmação e confirmação de Deus e dos outros.

VIII. Descobrir a Vontade de Deus requer paciência.

Muitas vezes este tempo de espera é realmente um tempo de teste. Deus está passando pela prova a condição de nosso coração. Ele está vendo se nos submeteremos a Ele quando não entendemos completamente tudo o que Ele está fazendo. Ele está trabalhando para construir nossa fé Nele.

IX. Descobrir a Vontade de Deus nós devemos ter o espírito de gratidão, não de reclamação.

(Ts 5.18) “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a Vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

Muitos cristãos têm experimentado menos do melhor de Deus porque eles nunca confrontaram seu espírito de reclamação. Reclamar custou a uma geração inteira de Israelitas a entrada na Terra Prometida. Este é o custo para nós também.

X. Descobrindo a vontade de Deus requer espirito de fé, não de medo.

Nossa fé necessita estar em Deus que nos ama e é bom. Ele sempre quer o melhor para nós.

O crente não deve demorar-se em querer e continuar querendo uma santificação de vida. Há tantos embaraços para a Igreja de Cristo por causa de cristãos que buscam uma santidade de vida. E não somente a igreja ‘‘ padece ‘‘, mas, sobretudo o próprio cristão. Quando falta santificação em nossas vidas tudo se torna inferior.

Nossa qualidade de vida torna-se abaixo do nível esperado por Deus e o nosso brilho diante do mundo fica apagado. Para evitar isto, devemos amar a santidade de Deus, desejando ser revestido dela.

"Ou seja, a vontade de Deus para os cristãos que já haviam alcançado uma nova condição através da oferta do corpo de Cristo (santos), é que se abstenham da prostituição"

Abster-se da prostituição não proporciona Salvação e nem mesmo a Santificação, pois Salvação, Justificação e Santificação somente são possíveis em Cristo. Porém, após alcançar a nova condição em Cristo, a vontade de Deus para os Santificados é que se abstenham da prostituição. É o mesmo que dizer: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" ( Gl 5:25 ).

A santificação torna-se efetiva na nova vida que o homem adquire em Cristo através da fé (viver no Espírito), e agora, deve saber possuir o seu próprio corpo separado da concupiscência e corrupção que há no mundo (andar no Espírito) ( 1Ts 4:4 ).

Para concluir você meu irmão que não tem encontrado forças para abandonar a prática promíscua do pecado, busque forças em Deus e ore comigo desta maneira:

Eu sei que Senhor me ama mais do que eu posso imaginar. Eu sei que sua vontade representa seu melhor para minha vida.

Hoje eu oro para seu reino vir e sua vontade ser feita em minha vida.

Perdoe-me pelos erros no meu passado resistente a sua vontade.

Eu escolho te seguir e cumprir os propósitos que o Senhor tem para minha vida.

“Em nome de Jesus, amém.”

Fonte:  http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=7504

Nenhum comentário:

Postar um comentário