terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reflexão

UM FIO DE ESPERANÇA

O sofrimento torna a crença em Deus uma decisão diária.

No livro de Jó, vemos a experiência ímpar de quem sabe o que é sofrer, pois ele nos mostra como uma pessoa de fé reage quando seu mundo desaba. Não há dúvidas de que ele era um homem de fé: em Jó 1:1 o autor o descreve como um homem íntegro e justo, que temia a Deus e evitava fazer o mal. E, mais adiante no mesmo capítulo, Deus descreve Jó de maneira semelhante.

A introdução do livro de Jó mostra que ele tinha um caráter impecável e poderia até ser descrito como Seu amigo. Aliás, quando Deus decidiu escolher uma pessoa fiel a Ele não obstante as circunstâncias, elegeu Jó com plena convicção, indicando que este se havia mostrado fiel diversas vezes.

Mas Satanás não estava convencido. Para ele, Jó era fiel a Deus apenas por ser protegido de forma sobrenatural pelo Senhor e por ter recebido Dele uma vida confortável. Se Jó perdesse esse conforto, ele se voltaria contra Deus.

Então, Deus permitiu que Satanás ferisse Jó. Não gostamos dessa parte da história, pois ela não combina com nossa visão de um Deus amoroso e justo. No entanto, fica claro que Ele permitiu e estabeleceu os parâmetros para o sofrimento de Jó:“O Senhor disse a Satanás: Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele” (Jó 1:12)

Você se pergunta por que Deus permitiu a Satanás fazer mal a Jó? E, mais importante ainda, por que Deus permitiu a Satanás encher sua vida de dor?

Antes de tentar responder à pergunta “Por quê?”, vamos observar atentamente qual foi a reação de Jó quando todos os seus bens e entes queridos lhe foram tirados de forma repentina.

A história desse homem vai muito além do sofrimento. De algum modo, ao longo do caminho, ele conheceu Deus de maneira completamente nova. A história termina dizendo: “O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início [...] e então [Jó] morreu, em idade muito avançada” (Jô 42:12,17).

Não é isso o que desejamos em meio a nossas situações dolorosas — entender Deus como nunca o entendemos antes, vê-lo como nunca o vimos antes, sair de nossos dias de sofrimento com sua bênção e com uma vida que possa ser considerada “feliz”?

Antes de murmurar, reclamar, se desesperar, sentir pena de si mesmo ou julgar Deus durante seus dias escuros, faça algo diferente – procure ouvir a voz de Deus no centro da sua dor, coloque seu coração no Altar do Senhor, ponha seu sofrimentor aos pés de Deus, aquiete-se confiantemente e espere a recompensa que sempre chega para aqueles que confiam incondicionalmente no Pai.
e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mt 16:18

Nancy Guthrie, em “UM FIO DE ESPERANÇA”
http://salmo37.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário