terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mensagem Bíblica

 Boa Noite Queridos Visitantes!

Hoje vamos falar um pouco de promessas. 

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; 1 Pedro 3:9a

A palavra “promessa” deriva-se do latim, “pro”, que significa “para” e “mittere”, que significa “enviar”. Assim, a palavra “promessa” significa literalmete “para enviar” e, tomou o sentido comum de ato de prometer, voto ou juramento. Podemos, ainda, dizer que “promessa” significa uma declaração de algo que será realizado no futuro. Por exemplo: “Isto acontecerá” ou “Tú receberás isto” ou “Este benefício será teu”.

PARA QUEM SÃO AS PROMESSAS DE DEUS?
Tão importante quanto compreender e crer nas promessas divinas, é saber a quem elas se destinam. Ao lermos a Bíblia, vamos encontrar promessas para toda a humanidade; bem como, promessas específicas para a Igreja; para Israel; e até mesmo, para determinadas pessoas. Por isso, faz-se necessário analisar a quem essas promessas se destinam. Vejamos:
1. Promessas para toda a humanidade: Algumas promessas divinas se destinam à toda a humanidade, tais como: a promessa da fecundidade e procriação (Gn 1.28); da colheita e das estações do ano (Gn 8.22); e a promessa da salvação (Jo 3.16; Tt 2.11).
2. Promessas para a Igreja: Outras promessas destinam-se apenas àqueles que experimentam o novo nascimento, tais como: a promessa de ser templo do Espírito Santo (Jo 14.17,23); a promessa do Batismo com o Espírito Santo (Lc 24.49; At 2.38,39); a promessa da adoção de filhos (Jo 1.12; II Co 6.18; I Jo 3.1,2); e a promessa do livramento da grande tribulação (Ap 3.10).
3. Promessas para Israel: Algumas promessas foram destinadas para o povo hebreu, tais como: a conquista da terra de Canaã (Ex 3.8; Js 1.6); o retorno do cativeiro e a restauração nacional (Ez 37.1-28; Is 66.8); e a promessa de livramento, no futuro (Zc 12.9-11).
4. Promessas para pessoas específicas: Outras promessas destinam-se especificamente a algumas pessoas, tais como: a promessa feita à Abraão, de ser pai de uma grande nação (Gn 12.2; 17.2,4); a promessa a Zacarias, que sua esposa daria à luz, e que seu filho seria o precursor do Messias (Lc 1.13-17); a promessa que Saulo seria o apóstolo dos gentios (At 9.15), etc.
Devemos entender, no entanto, que, algumas promessas divinas, mesmo sendo destinadas a pessoa ou a um grupo específico, servem-nos de exemplo, pois as mesmas, muitas vezes, nos revelam princípios divinos. Por exemplo: quando lemos a promessa de Deus à nação de Israel, dizendo que a abençoaria se esta lhe obedecesse (Dt 28.1-14), podemos entender um “princípio divino”, ou seja, que serão abençoados aqueles que obedecerem a Deus.

OS ASPECTOS DAS PROMESSAS DE DEUS
As Escrituras descrevem centenas de promessas divinas. Algumas já se cumpriram no passado, outras estão se cumprindo nos dias atuais, e outras, hão de se cumprir no futuro. Em se tratando das promessas divinas, podemos confiar em sua veracidade, pois Deus, não promete com falsidade, nem promete qualquer coisa que não possa cumprir (Is 55.11) Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre as promessas de Deus:
Deus é fiel para cumprir Suas promessas (Hb 10.23);
Ele nunca se esquece de Suas promessas (Sl 105.42; Lc 1.54,55);
Suas promessas não hão de falhar (Js 23.14; Is 40.8);
Elas se cumprem no devido tempo (Jr 33.14; At 7.7; Gl 4.4).

DIFERENÇA ENTRE AS PROMESSAS CONDICIONAIS E INCONDICIONAIS
Nos dias hodiernos, muita ênfase tem sido dada as promessas de Deus. No entanto, precisamos entender que existem promessas condicionais e incondicionais. Vejamos:
1. Promessas Condicionais: São aquelas que o seu cumprimento depende da participação humana, e que estão baseadas em determinadas condições ou pré-requisitos estabelecidos por Deus. As promessas condicionais, geralmente, aparecem na Bíblia com a conjunção “se”. Vejamos alguns exemplos:
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (II Cr 7.14). (grifo nosso).
E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus (Dt 28.1,2). (grifo nosso).
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Rm 10.9). (grifo nosso).
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha (Ex 19.5). (grifo nosso).
2. Promessas Incondicionais: As promessas incondicionais são aquelas que independem da participação humana, ou seja, que dependem unicamente da soberania de Deus para a sua realização, tais como:
A promessa do arrebatamento da Igreja (I Ts 4.17; Hb 9.28);
A promessa da Ressurreição dos mortos (I Co 15; I Ts 4.16);
A promessa da Vida Eterna (Jo 3.16,36; I Jo 2.25).

As promessas passam pelo teste do tempo
O apóstolo Paulo nos adverte em Filipenses 4: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os teus pedidos conhecidos diante de Deus, pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (versículos 6 e 7).
Temos que deixar as coisas acontecerem naturalmente, conforme a vontade de Deus. Sei que é difícil diante de determinadas coisas que esperamos ansiosos pra que aconteça, porém, se fizermos com que esses nossos desejos e anseios sejam conhecidos pelo PAI através da oração e súplica, a Palavra diz que a paz que excede todo entendimento, a paz de Deus, guardará o nosso coração e os nossos pensamentos em Cristo Jesus. Isso não é bom?! hehehe É ótimo!
Se nossos pedidos são conhecidos por Deus, podemos descansar em paz, crentes que no tempo propício, viveremos a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor (Romanos 12:2), o Senhor os realizará.
Esse tempo de espera talvez, seja um tempo em que mais aprenderemos do Senhor, mais produtivo talvez, do que a promessa propriamente dita.
Tempo de aprendizagem em que o Senhor está nos moldando para ficarmos prontos pra vivermos a promessa, na hora que ela chegar. Entendeu?!
Tudo aquilo que queremos que aconteça, passa pelo teste do tempo. Mas que tempo?!
É o tempo de Deus. O tempo que Ele determina pra que cada coisa aconteça em nossa vida.
As vezes pode acontecer de ser imediato, como eu já vi acontecer, ou também demorar um certo tempo.
Temos como exemplo a história de Calebe (leia Josué 14:6-15) que na época em que recebeu a promessa do Senhor, tinha quarenta anos de idade e, passou-se quarenta e cinco anos até que ele tomasse posse da promessa do Senhor.
E Calebe diz:
"...e foi a quarenta e cinco anos que ele (o Senhor) disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!" (Josué 14:10)

E ele continua no versículo 11:
"Ainda estou tão forte quando no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época."
Ou seja, além de esperar quarenta e cinco anos para viver aquilo que Deus prometeu, ele ainda não desanimou. Não se deixou abater.

E quantas vezes a gente pensa em parar no meio do caminho, achando que Deus se esqueceu de nós, que a benção não vai vir...
Se tem alguém que "tinha motivos" pra desanimar, reclamar e desistir, esse alguém era Calebe. Quarenta e cinco anos na espera. Imagina só!!!
Mas os olhos de Calebe não estavam na promessa. Seus olhos estavam no DONO da promessa. Sua motivação pra continuar e chegar até o fim estava muito além da promessa.
O segredo pra se chegar até a promessa com o mesmo vigor e vitalidade que Calebe, está em você não colocar os olhos na promessa, pois se você ler o texto de Josué 14:6 ao 15, vai ver que os que foram com Calebe, desanimaram no meio do caminho, pois seus olhos estavam na promessa. Como Calebe, nosso olhos tem que estar em Deus, pois somente por meio dEle, viveremos as promessas que Ele tem pra nossa vida.
Toda promessa passa sim pelo testedo tempo e, é nesse tempo aí que Deus vai ver se estamos prontos e preparados pra viver o que Ele tem pra nós. Ele está forjando o nosso caráter.
Por isso vale a pena esperar no Senhor, seja o tempo que for.
Espere! Aguarde! Deus tem muito mais para aqueles que O amam.
A espera não pode matar a esperança.

Deus sempre cumprirá suas promessas.

Deus sempre cumpre a suas promessas. A Bíblia diz em 2 Coríntios 1:19-20 “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.”
Deus nunca se retrata ou altera a suas promessas. A Bíblia diz em Salmos 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.”
As promessas de Deus nunca falham. A Bíblia diz em Josué 23:14 “Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.”
Deus nos deu a promessa de vida eterna. A Biblia diz em I João 2:25 “E esta é a promessa que ele nos dá, a vida eterna.”
Deus pode fazer o impossível. A Bíblia diz em Lucas 18:27 “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”
Deus deu-nos a promessa de novos corações e de novos desejos. A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”
Ele prometeu-nos perdão. A Bíblia diz em1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Ele prometeu-nos os frutos do Espírito Santo. A Bíblia diz em Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.”
Ele prometeu-nos libertar-nos do medo. A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”
Deus prometeu salvação para os nossos filhos. A Bíblia diz em Isaías 49:25 “Porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”
Temos a promessa do Espírito Santo. A Bíblia diz em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades. A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”
Deus não nos negará o que é bom para nós. A Bíblia diz em Salmos 84:11 “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.”
Ele promete-nos sabedoria. A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”
Deus nos promete paz. A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”
Deus promete livrar-nos da tentação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
Temos a promessa de saúde e cura. A Bíblia diz em Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura.”
Deus nos promete protecção de mal e perigo. A Bíblia diz em Salmos 91:10 “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”
A Bíblia promete que os mortos viverão de novo. A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Jesus prometeu-nos que regressará de novo. A Bíblia diz em João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Ele nos promete pôr fim à morte, à tristeza e à dor. A Bíblia diz em Apocalipse 21:4 “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” 

Eu tenho algumas promessas na minha vida e esperarei no Senhor o cumprimento.

Peça a Deus em Nome de Jesus Fé,esperança e confiança e assim você irá aguardar Deus cumprir a promessa e o Nome do Senhor ser glorificado em nossas vidas.

Tenha fé,confie,espere em Deus e Todo Poderoso irá fazer aquilo que prometeu...

Vale a pena esperar as promessas de Deus! 

Que Deus abençoe todos em Nome de Jesus!
Fonte: http://www.catedraldafamilia.com.br/imagens_layoutnovo/palavraselecionada.asp?id_palavra=200, http://www.jesusvoltara.com.br/info/promessasbiblicas.htm , http://jovemquadrangularsm.blogspot.com/2010/06/as-promessas-de-deus-o-teste-do-tempo.html ,


Nenhum comentário:

Postar um comentário