sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mensagem Bíblica(Pastor Marcus Gregório)

Venha se sentar comigo – Marcus Gregório

Venha se sentar comigo
Pastor Marcos Gregorio
Pastor Marcus Gregório
Em momento ou outro da vida, todos nós já fizemos algo: Ficamos andando de um lado para o outro, preocupados por causa de um problema descomunal. Ficamos acordados a noite inteira, imaginando o que iríamos fazer. Andamos em círculos até a exaustão, tentando encontrar soluções. Mas se você prestar atenção ao que vou compartilhar com você, você nunca mais terá que fazer essas coisas novamente. Da próxima vez que um problema aparecer, tentando te sufocar, você pode fazer uma coisa diferente. Você pode tomar uma atitude bíblica, algo que vai te fazer muito bem:
Você pode simplesmente se sentar.
Por mais estranho que possa parecer, isso é exatamente o que Deus nos instrui a fazer, como crentes. Ele nos fez um convite que nos capacita a triunfar sobre todas as provas e testes que o diabo colocar em nosso caminho:
O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça     dos teus inimigos um estrado para os teus pés”. TEXTO: (Salmos 110:1).

Essas palavras, ditas pelo Pai ao nosso Senhor ressurreto, se aplicam a nós tanto quanto se aplicam a Jesus. Elas são instruções que foram dadas por Deus para nós também, porque não é só Jesus quem está assentado com o Pai! É impressionante, mas é verdade!
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos     amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em     transgressões – pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.(Efésios 2:4-6)

O Novo Testamento deixa claro que Jesus disse àqueles que O receberam como Senhor que eles poderiam se sentar com Ele, enquanto Ele se assenta com o Pai em Seu trono. (1 João 4:4,5) (Apocalipse 3:21) (Hebreus 4:16).
Mas, na maior parte das vezes, não temos aceitado o convite de Jesus. Optamos por esfregar nossas mãos e nos preocupar. Temos nós mesmos lutado contra os nossos inimigos, tentando derrotá-los por meio da nossa própria força.
Por quê?
Porque não temos aprendido a nos sentar.
Temos gastado muito tempo nos rastejando no chão da sala do trono de Deus, implorando por socorro, ou lutando com nossa própria força para fazer com que as coisas funcionem. A idéia de nos sentarmos e confiarmos no cuidado de Deus por nós nos parece irresponsável. Dizemos: “É que eu não posso ignorar essa bagunça! Deus certamente quer que eu faça alguma coisa!”
Sim, Ele quer. Ele quer que prestemos atenção ao que diz Hebreus 4:9-11, onde Ele declara:
Assim, ainda resta um descanso, Deus não teria falado posteriormente a     respeito de outro dia. Assim ainda resta um descanso sabático para o     povo de Deus, pois todo aquele que entra no descanso de Deus também     descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto,     esforcemo-nos para entrar nesse descanso, para que ninguém venha a     cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.
Mesmo em meio às suas circunstâncias, Deus espera que você obedeça às instruções que Ele dá. Ele espera que você descanse de suas próprias obras, parando de andar em círculos para entrar no descanso da fé. Ele espera que cheguemos bem perto de onde Jesus está e nos sentemos.

A Palavra nos cobre

Como isso é possível? Em primeiro lugar, é possível porque a Palavra de Deus nos cobre, de acordo com o que diz Hebreus 4:12,13.
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que qualquer     espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito,     juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada,     em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e     exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Podemos nos sentar porque, não importa que tipo de situação enfrentemos – não importa quão perigosa, terrível ou confusa ela possa parecer – a Palavra de Deus a cobre, vê através dela e revela a resposta para que esta seja derrotada. A Palavra viva de Deus penetra as dificuldades mais sombrias e leva a luz às situações mais impossíveis.
Podemos nos sentar e descansar perto de Jesus, com o Livro da Sabedoria em nosso colo, sabendo que todas as coisas são claras para Ele. Não importa se há guerras por todo o lado. Não importa se todos estão falando sobre problemas e escuridão ou se a economia está de cabeça para baixo. Podemos nos sentar e gritar: “Aleluia! A Palavra me cobre. Tudo vai ficar bem!”.
Você pode perguntar: “Mas e se a minha situação requerer alguma ação de minha parte? Como posso me sentar e descansar na fé quando não sei o que fazer?”.
Apenas siga as instruções encontradas em Tiago 1:2-6, ao invés de agonizar em toda e qualquer situação:
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
Se alguém  de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé,     sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada     e agitada pelo vento.
Em outras palavras, sente-se e creia que a sabedoria de Deus está a caminho. Pare de trazer exaustão a si mesmo, à procura de respostas: “O que tenho que fazer? O que tenho que fazer? Meu Deus, eu não sei!”.
Se você não sabe o que fazer, pare de falar consigo mesmo e comece a falar com Deus. Diga: “Senhor, o que Tu queres que eu faça em relação a esse problema?”. Essa é uma pergunta que Deus sempre irá responder se a fizermos em fé. Deus nos mostra o que fazer em cada prova e teste – mesmo aqueles que foram trazidos até nós mesmos por causa da nossa própria tolice.
O diabo, é claro, vai tentar te convencer do contrário. Ele dirá: “Foi você quem se meteu em confusão. Agora, Deus não vai te ajudar a se livrar dessa bagunça! Tente logo arrumar tudo sozinho!”. Mas quando o diabo tentar te falar suas besteiras, mostre-lhe a porta e o mande ir embora!

Abandone os cuidados desse mundo

Enquanto você se senta e espera que a sabedoria de Deus se torne clara em sua vida, haverá momentos onde você se sentirá tentado a se preocupar novamente. Haverá momentos onde o diabo tentará te fazer temer. Quando isso acontecer, não saia do trono da graça e comece a rastejar no chão de novo, falando com Deus sobre como as coisas estão difíceis.
Ore em fé pela sua situação. Declare a Palavra e tenha comunhão com o Pai, falando em outras línguas até que você tenha as respostas de que necessita. Não abandone o descanso de Deus. Mantenha-se em seu assento celestial e obedeça às instruções que Jesus te deu em João 14:1,27, não permitindo que o seu coração se atribule. Mantenha-se na paz de Deus.
“Mas, Pastor, o senhor não entende o que eu estou passando!”.
Isso pode ser verdade, mas existe uma coisa que eu entendo: Que Jesus nos deu a Sua paz e espera que desfrutemos dela. Ele nos disse para não nos atribularmos nem temermos. Então, a melhor coisa que podemos fazer é parar de discutir com Ele, obedecendo-O. Não importa o quanto nossas emoções estejam no momento, precisamos dizer a nós mesmos: “Boca, pare de contradizer a Palavra. Coração, aquiete-se e receba pela fé a paz que Jesus te deu. Mente, pare de meditar nas circunstâncias e comece a meditar na verdade da Palavra de Deus”.
Para fazer isso, teremos de lidar com o orgulho em nossas vidas, de acordo com o que diz 1 Pedro 5:5-8.
Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos  orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se     debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo     devido. Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado     de vocês. Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao     redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Nunca te ocorreu que, quando nos preocupamos, estamos colocando a nós mesmos em oposição a Deus? Entramos num lugar de orgulho quando tentamos ser a nossa própria fonte, agindo como se tudo dependesse de nós. Quando nos encontramos nessa posição, precisamos mudar a nossa atitude. Devemos vestir a nós mesmos de humildade.
Vestir-se é algo proposital e não acontece automaticamente. Quando você acorda de manhã, as suas roupas não saem do armário ao seu encontro. Você precisa tomar uma decisão em relação ao que irá vestir. Então, você toma a ação de colocar essas roupas em si mesmo.
O mesmo é verdade em relação a lançarmos os nossos cuidados sobre o Senhor. Você precisa se decidir a fazer isso e depois agir em cima dessa decisão. Você precisa, propositalmente, se livrar dos cuidados desse mundo, entregando-os a Jesus. Então, você tem que deixar esses cuidados nas mãos Dele, trazendo todo pensamento cativo à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5).
Não vou te enganar, isso nem sempre será fácil. Mas você conseguirá fazê-lo se lembrar de uma coisa: Quando você entrega os seus cuidados a Jesus, Ele os recebe. Quando você coloca a sua situação nas mãos Dele e diz: “Senhor, Tu podes cuidar disso para mim?”, Ele responde: “Certamente”. (Lucas 5:13)

Sente-se… declarando!

Uma vez que você faça isso, mas o diabo continuar te atacando com pensamentos de preocupação, resista a ele e expulse tais pensamentos, abrindo a sua boca e declarando a Palavra. Não lute com Satanás em silêncio. Apegue-se à sua confissão de fé!
Declare a Palavra de Deus sobre a sua situação e nada mais. Sente-se com louvor em seus lábios. Sente-se, declarando: “Eu tenho um Pai e Ele é bom! Ele é a minha força e eu confio Nele. Eu não temo quando estou no vale da sombra da morte, porque o meu Deus está comigo! Não tenho os cuidados desse mundo, porque Ele cuida de mim!”.

Sente-se e confie em Jesus

Deus não nos convidou para ficarmos de pé diante de Seu trono, mas para nos sentarmos perto de Jesus.
Alguém pode pensar: “Não sei se consigo fazer isso. Sinto-me indigno de me sentar nesse lugar, porque pequei”.
Se você pecou, lide com o seu pecado. Não aceite condenação sobre a sua vida. Mas também não vá diante de Deus e diga que você “cometeu um erro”. Chame o seu pecado pelo nome feio que ele tem e livre-se dele. Então, creia que Deus já te perdoou desse pecado e te limpou de toda injustiça.
“Mas e se eu ainda me sentir culpado?”.
E o que tem isso?Aja pela fé, e não pelas suas emoções. Tome autoridade sobre essas emoções mentirosas e sente-se ousadamente ao lado de Jesus, confiando em Sua misericórdia (Hebreus 2:17) (Isaías 43:25) (Salmos 103:12). Deixe de lado a religiosidade e creia que você já foi limpo de todo pecado através do sangue de Jesus.
Você pode se sentar, dizendo: “Ele é o meu refúgio, minha fortaleza, o Deus em quem eu confio”. Por que gastar mais um minuto andando de um lado para o outro quando você pode aceitar o gracioso convite do seu Pai celestial? Sente-se à direita Dele com Jesus e você logo verá seus inimigos como estrado dos seus pés!

Nenhum comentário:

Postar um comentário